Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, Gavião, em Portalegre, e Mação, em Santarém, apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António (Faro), Almodôvar (Beja), Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa (Portalegre) e Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei (Castelo Branco).

Em risco muito elevado de incêndio estão igualmente os concelhos de Ferreira do Zêzere, Tomar, Sardoal, Abrantes Constância, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Chamusca e Alcanena (Santarém), Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Mirandela e Macedo de Cavaleiros (Bragança).

Mais de 80 concelhos de vários distritos de Portugal continental estão em risco elevado.

De acordo com o IPMA, o risco de incêndio vai intensificar-se em algumas regiões de Portugal continental pelo menos até sexta-feira.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Madeira, continente, S. Miguel e Terceira em risco muito elevado de exposição aos UV

Dezasseis distritos do continente, o arquipélago da Madeira e as ilhas de São Miguel e Terceira, Açores, apresentam esta segunda-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA colocou também os distritos de Braga e Coimbra e a ilha das Flores (Açores) em risco elevado e a ilha do Faial em risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.