As autoridades australianas anunciaram esta terça-feira o confinamento por três dias de quatro áreas do estado de Queensland para travar o ressurgimento da Covid-19 ligada à variante delta.
A chefe do governo de Queensland (nordeste), Annastacia Palaszczuk, anunciou que o confinamento até sexta-feira vai aplicar-se na área de South East Queensland, que inclui a cidade de Brisbane, bem como as estâncias turísticas de Gold Coast e Sunshine Coast.
A medida, que afeta cerca de 3,9 milhões de pessoas, abrange também a cidade de Townsville, bem como Palm Island e Magnetic Island, de acordo com Palaszczuk.
As autoridades permanecem em alerta desde que um surto foi detetado em meados do mês em Sydney, a cidade mais populosa do país e que está confinada até 9 de julho.
O ressurgimento da Covid-19 obrigou as autoridades a ordenarem na segunda-feira à noite o confinamento de cerca de 2,1 milhões de pessoas na cidade de Perth e na comunidade circundante de Peel.
A Norte também se também prolongou até sexta-feira o confinamento da cidade de Darwin e de duas comunidades circundantes, devido a um aumento de casos de Covid-19 ligados a uma mina de ouro no centro do país.
Em conjunto, estes confinamentos localizados afetam cerca de 12,7 milhões das mais de 25 milhões de australianos.
Desde o início da pandemia, a Austrália registou mais de 30.500 infetados, 910 mortos, vacinou mais de 7,3 milhões de pessoas com uma dose e 1,2 milhões com duas.