Os restaurantes dentro dos centros comerciais estão a exigir que os clientes, nos 60 concelhos de risco elevado ou muito elevado, apresentem o certificado digital ou um teste negativo à entrada às sextas-feiras a partir das 19h e aos sábados e domingos até às 15h30. E, tal como nos outros espaços de restauração, os autotestes também são validos.

A informação publicada na Resolução de Conselho de Ministros levantava algumas dúvidas sobre se as praças de alimentação se configuravam como exceções à norma, mas foram os próprios shoppings a informarem da necessidade de um teste. O Centro Comercial Colombo e o NorteShopping, entre outros, divulgaram que é necessário ter um teste para aceder aos restaurantes.

Informamos que o consumo de refeições nos nossos restaurantes e praça de alimentação, por clientes maiores de 12 anos,…

Posted by Centro Colombo on Friday, July 9, 2021

“Informamos que o consumo de refeições nos nossos restaurantes e praça de alimentação, por clientes maiores de 12 anos, passa a ser permitido apenas a portadores de Certificado Digital COVID ou de teste negativo à Covid”, informou em comunicado o Centro Comercial NorteShopping. Uma mensagem muito semelhante à do Centro Colombo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os testes válidos para a entrada nos espaços de restauração são os mesmos dos restaurantes: o teste PCR realizado até 72 horas anteriores à sua apresentação; o teste antigénio realizado 48 horas anteriores à sua apresentação; o autoteste na presença um qualquer profissional de saúde realizada 24 horas anteriores à sua apresentação; ou um autoteste realizado no local sob supervisão de alguém responsável pelo espaço.

Quem está completamente vacinado há mais de 14 dias ou quem recuperou da doença há menos de seis meses e mais de onze dias pode apresentar o certificado digital e não precisa de apresentar teste. Quem quiser comer numa esplanada — incluindo a dos centros comerciais — também não tem de mostrar que realizou o despiste à Covid-19.

Nos 60 concelhos de risco elevado ou muito elevado, aos fins de semana, as lojas dos centros comerciais continuam abertas até às 15h30, à exceção dos super e hipermercados localizados no seu interior que fecham às 19h.