290kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Centros Comerciais

Resposta Pronta

Centros comerciais pedem revisão da matriz

Rodrigo Moita de Deus, presidente da Associação de Centros Comerciais, pede "confiança nos portugueses e nos agentes económicos" para ter as lojas em pleno funcionamento. "Matriz de risco deve mudar"
Noticiário

8h. Centros comerciais pedem revisão da matriz

Presidente da Associação Portuguesa dos Centros Comerciais, Rodrigo Moita de Deus, quer "confiança nos clientes e agentes económicos" para fim das restrições ao fim de semana
Resposta Pronta

Selo de vacinação? "Merece ponderação"

João Vieira Lopes, presidente da CCP, revela que a criação de um selo de vacinação é defendida pela Ordem dos Médicos e por representantes dos setores do comércio, imobiliário e distribuição.
Coronavírus

Restaurantes em centro comerciais exigem teste

Apesar de algumas dúvidas levantadas pela Resolução de Conselho de Ministros, os restaurantes nos centros comerciais estão a exigir um teste negativo à Covid-19. Autotestes também são válidos.
Centros Comerciais

Centro comercial Apolo 70 fechou as portas 

276
O centro comercial mais antigo de Portugal, o Apolo 70, fechou as portas por tempo indeterminado devido a uma ordem judicial, executada esta tarde por quatro agentes da PSP
Centros Comerciais

Queda de 25,6% nas vendas em semana de reabertura

Entre 19 e 25 de abril, os centros comerciais registaram quebras homólogas de vendas de 25,6%, enquanto que nas lojas de rua as perdas foram maiores, a chegar aos 33,3%
Centros Comerciais

Regresso ao shopping com filas, mas sem confusão /premium

Longe da enchente no primeiro desconfinamento, na reabertura do NorteShopping houve filas à porta de lojas, mais seguranças e mais funcionários da limpeza. Sete relatos na primeira pessoa.
Coronavírus

Restauração preparada para próxima fase do plano

A associação do setor promoveu uma campanha para esclarecer os empresários sobre as dúvidas que foram surgindo. Também os centros comerciais reforçaram as medidas e dizem-se preparados para reabrir.
Centros Comerciais

Rendas. 400 a 500 milhões tirados à economia

A presidente executiva da Sonae afirmou que a suspensão de rendas fixas em centros comerciais terá tirado cerca de 400 ou 500 milhões de euros à economia portuguesa, para grandes grupos mundiais.
Centros Comerciais

Centros Comerciais contra descontos retroativos

A APCC apresentou uma queixa no Tribunal Constitucional a propósito de uma lei aprovada pela Assembleia da República "que visa conceder eficácia retroativa" à lei das rendas variáveis.
Coronavírus

Centros comerciais podem processar Estado

Um projeto de lei pretende clarificar o regime de isenção do pagamento da componente fixa da renda das lojas dos centros comerciais. Para a APCC, o projeto vem associar uma "lei inconstitucional".
Centros Comerciais

Centros comerciais criticam propostas para rendas

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais insiste que as propostas do PCP, Bloco e PEV para as rendas são inconstitucionais e injustas porque são os proprietários que assumem todos os riscos.
Fact Check

Multidão num centro comercial português?

As imagens não foram captadas num centro comercial português, mas sim em França, mais concretamente em Marselha, no final do mês de novembro.
Centros Comerciais

Provedoria. Isenção de rendas é inconstitucional

A provedora de Justiça pediu ao Tribunal Constitucional que declare a norma que isenta os lojistas do pagamento da renda em centros comerciais inconstitucional por ir contra a iniciativa privada.
Centros Comerciais

Centros Comerciais fazem queixa contra o Estado

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais vai apresentar queixa do Estado à Comissão Europeia por, no Orçamento Suplementar, estar incluído descontos nas rendas dos lojistas.
Legionela

Legionella. Análises negativas a dois shoppings

Análises provaram a ausência de legionella na torre de refrigeração do Mar Shopping e nos sistemas de ar condicionado do NorteShopping, ambos em Matosinhos. Origem do surto na região está por apurar.
Coronavírus

Centros comerciais com quebras de 20,9% nas vendas

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais está preocupada com "restrições em excesso". A diminuição de 20,9% das vendas em outubro segue-se a uma descida de 19,7% registada em setembro.
Centros Comerciais

ASAE instaura 8 processos em centros comerciais

Principais infrações detetadas pela ASAE foram o incumprimento das regras de lotação, de ocupação, de permanência e de distanciamento físico em estabelecimentos comerciais.
Resposta Pronta

"5 pessoas por 100 metros quadrados é pouco"

APED propõe alterações ao Governo. É provável que os centros comerciais possam abrir às 8 da manhã já este fim de semana. Gonçalo Lobo Xavier diz que muitas autarquias já deram essa autorização.
Resposta Pronta

Confinamento em dezembro? "Seria catastrófico"

777
Com um novo confinamento em cima da mesa antes do Natal, centros comerciais temem o pior. António Sampaio de Mattos, da associação que representa o setor, deixa duras críticas ao Governo.
Coronavírus

Empresas e shoppings "não suportam novas paragens"

639
Para a Assoicação de Centros Comerciais, horários reduzidos "são contraproducentes" porque contribuem para uma maior concentração de pessoas em determinados períodos do dia.
Coronavírus

Feirantes do Norte sentem-se discriminados

Feirantes criticam suspensão de feiras, porque há setores de comércio a funcionar e dizem que também podem implementar medidas de prevenção. Medida de apoio permite pagar seguros em prestações.
Resposta Pronta

"Centros comerciais estão prontos há muito tempo"

António Sampaio de Mattos, presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, esperava "menos restrições" no comércio e considera o limite de quatro pessoas à mesa "uma medida um pouco cega".
Centros Comerciais

Lisboa. Centros comerciais registam quebras de 40%

Os centros comerciais da Área Metropolitana de Lisboa (AML), com limitação de horário devido à pandemia, registam quebras de vendas que "representam 40% face ao mesmo período do ano passado".
Centros Comerciais

Horários dos Centros Comerciais discriminatórios

A manutenção do horário reduzido de funcionamento dos Centros Comerciais na AML, irá reforçar o impacto significativo que esta medida já está a ter, disse António Sampaio de Mattos.
Economia

Necessitarão os centros comerciais de lojistas?

Por acaso estão os centros a pedir que o Estado, com os impostos de todos, financie os prejuízos dos lojistas, para que estes não encerrem e continuem a operar como se não existisse pandemia?
Comércio

AMRR. Vendas nas lojas caem pela 7ª semana

As vendas das lojas de rua e centros comerciais caíram pela sétima semana consecutiva, registando uma queda média de 40,5% face ao período homólogo.
Economia

Cinco mitos sobre o sector dos Centros Comerciais

O Parlamento aprovou uma lei cega, discriminatória, desproporcional e desnecessária. Coloca em causa toda a cadeia de valor desta indústria, poderá levar centros e seus lojistas à falência.
Comércio

Lobo em pele de cordeiro

196
Ao perdoar a renda fixa mensal, o PCP está a favorecer as cadeias de lojas internacionais. O pequeno comércio local continuará em manifesta desvantagem face às lojas dos centros comerciais.
Centros Comerciais

APPII: "ingerência grave" nos centros comerciais

Para a associação, trata-se de "uma ação sem-par e sem paralelo em toda a Europa", explicando também que está a "deixar muito preocupados" os investidores com atividade em Portugal.
Resposta Pronta

"Mais de 20 mil pessoas podem ficar desempregadas"

António Sampaio de Mattos, Presidente da Associação de Centros Comerciais, critica o novo regime de rendas variáveis nos centros comerciais. Ouça aqui. 
Coronavírus

Rendas. Centros comerciais alertam que podem falir

113
A associação dos Centros Comerciais alerta que vários espaços podem fechar caso seja criado um regime excecional para as rendas a pagar pelos lojistas.
Resposta Pronta

Shoppings. "Restrições podem levar ao desemprego"

O presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, António Sampaio de Mattos, não entende as restrições onde "tudo funcionava dentro das regras" e teme um impacto financeiro no sector.
Coronavírus

Centros comerciais contestam limitações na AML

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais contestou a nova limitação de horário imposta na Área Metropolitana de Lisboa, alertando que "pode potenciar uma maior concentração de pessoas".
Coronavírus

Centros comerciais com 99% das lojas a funcionar 

Uma semana depois da reabertura total destes espaços na Área Metropolitana de Lisboa, centros comerciais têm 99% das lojas a funcionar e os visitantes "estão a regressar".
Transportes Públicos

TST reforçam ligações a superfícies comerciais

Cinco carreiras que servem as ligações ao Freeport, em Alcochete, e ao Almada Forum, serão reforçadas aos fins de semana, anunciou a empresa.
Coronavírus

Lojistas denunciam "pressão abusiva"

O inquérito da Associação de Marcas de Retalho e Restauração revela que mais de 70% dos lojistas sofrem "pressões" dos centros comerciais para assinarem "cláusulas abusivas" para acederem a apoios.
Coronavírus

Marcelo visitou três centros comerciais em Lisboa

Em dia de reabertura ao público, Marcelo Rebelo de Sousa visitou três centros comerciais na Área Metropolitana de Lisboa, para testemunhar o "processo de normalização".
Coronavírus

305 milhões? Associação quer saber quais os apoios

Associação de retalhista (AMRR) desafia os centros comerciais a revelar com "detalhe" onde estão os apoios de 305 milhões de euros anunciados para os lojistas que tiveram de fechar portas.
Coronavírus

Centros comerciais dão 305 milhões a lojistas

Os apoios vão abranger mais de 300 mil trabalhadores. Descontos, reduções de custos de operação e um regime excepcional de mora das rendas são alguns dos apoios concedidos aos lojistas.
Coronavírus

Lisboa. Centros comerciais prontos para reabertura

Os centros comerciais lisboetas estão preparados para reabrir em pleno na próxima segunda-feira, assegurando todas as condições de segurança, diz a Associação Portuguesa de Centros Comerciais.
Coronavírus

Centros comerciais com quebras até 70%

As vendas nas lojas dos centros comerciais, excluindo Lisboa, registaram quebras entre 25% e 70% na primeira semana de junho, após a reabertura, indica a Associação de Marcas de Retalho e Restauração.
Coronavírus

Shopings podem ir à falência se não reabrirem

A APCC alerta para a "probabilidade de se verificarem grandes prejuízos, e mesmo falências, para as empresas" e para as consequências para o emprego que o setor cria.
Coronavírus

O dia em que milhares voltaram ao NorteShopping /premium

Ainda antes da abertura já havia quem esperasse à porta. Houve filas, distanciamento e várias regras para cumprir. No primeiro dia de regresso à atividade, o NorteShopping recebeu milhares de pessoas.
Coronavírus

Colombo diz estar preparado para abrir já

O Centro Colombo, em Lisboa, investiu no reforço das medidas de higiene e segurança para os trabalhadores e clientes da superfície comercial e diz estar preparado para "abrir já".
Coronavírus

Centros comerciais "frustrados" sobre Lisboa

102
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais mostrou-se satisfeita com a reabertura na segunda-feira, mas não esconde "frustração" pela exceção imposta à Área Metropolitana de Lisboa.
Coronavírus

Centros comerciais com corrimãos desinfetados 

132
Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra têm a partir de hoje uma certificação auditada pela Lloyd’s Register, que indica que têm o risco de transmissão do vírus minimizado.
Centros Comerciais

Maioria defende isenção de rendas a lojas fechadas

421
Sondagem da Pitagórica para a Associação de Marcas de Retalho e Restauração conclui que 70% considera que os centros comerciais devem perdoar as rendas dos meses em que as lojas estiveram fechadas.
Coronavírus

Centros comerciais preparados para reabrir

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno a 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho.
Coronavírus

As regras para a reabertura dos centros comerciais

108
Às várias medidas já esperadas como a utilização de equipamentos de proteção social e desinfeções frequentes a Associação Portuguesa de Centros Comerciais juntou mais uma série de protocolos.
Coronavírus

Centros Comerciais querem reabrir lojas mais cedo

184
Embora tenham reabertura prevista para a terceira fase do plano de desconfinamento, a partir de 1 de junho, a APCC pressiona o Governo para que as lojas possam abrir já na segunda-feira.
Coronavírus

Nos centros comerciais, pouco vai ficar fechado

157
Presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais diz que "poucas atividades" vão continuar fechadas na segunda. Sampaio de Mattos diz que caso do Freeport depende de "interpretação da lei".
Coronavírus

Shoppings querem abrir no dia das lojas de rua

A APCC entende que "o Governo deve contemplar os lojistas dos centros comerciais" na reabertura, porque os seus lojistas estão preparados para retomar a normalidade da operação em segurança.
Coronavírus

Centros comerciais querem lay-off após reabertura

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais fez cinco propostas ao Governo para depois da reabertura. Para além de sugerir a suspensão de impostos, defende a prolongação do lay-off após reabertura.
Coronavírus

Lojas também só podem ter um cliente em cada 25 m2

3889
O Governo retificou a portaria, antecipando a medida para hoje. As restrições no acesso a espaços comerciais aplicam-se a todo o tipo de comércio de retalho, incluindo comércio tradicional.
El Corte Inglés

Metro e El Corte Inglés negoceiam a linha rosa

"Devemos ter toda a prudência, tanto mais que a Metro do Porto, que vai lá construir uma estação, tem vindo a negociar com o El Corte Inglés a adequação do projeto", disse Rui Moreira.
Lifestyle

Um espaço de experiências para toda a família

Deve ser um espaço confortável, com áreas para pausas, local de brincadeira para crianças, permitir passeios ao ar livre, refeições diversificadas e lojas para todos os gostos. Este espaço já existe.
Horário de Trabalho

Petição online pede fecho dos shoppings ao domingo

4252
O assunto é antigo mas ganhou novo fôlego depois das declarações do bispo do Porto no domingo de Páscoa, a defender o fim do trabalho aos domingos.
Lifestyle

Nas férias escolares, vá às compras com os miúdos

Um programa de shopping não tem de ser um drama para os seus filhos. Se escolher o lugar certo, as compras em família podem ser muito divertidas.
Lifestyle

Encontre aqui o presente ideal para a sua família 

Escolher os presentes de Natal para toda a família pode transformar-se numa tarefa difícil, principalmente, quando queremos surpreender e ser originais.
Centros Comerciais

Como será ir às compras num "shopping" em 2028? /premium

347
O crescimento do comércio online está a obrigar à reinvenção do negócio dos centros comerciais. Para evitar a morte que muitos vaticinam, vão transformar-se em "micro-cidades hiper-conectadas".
Incêndios

Extinto o incêndio no centro comercial Babilónia  

157
Já foi dado como extinto o incêndio no centro comercial Babilónia, na Amadora, que foi evacuado devido a um incêndio esta quarta-feira à tarde. Não há vítimas a registar deste incêndio.
Centros Comerciais

Espanhóis da Merlin querem comprar Almada Fórum

100
Grupo imobiliário espanhol Merlin está em conversações avançadas para comprar o Almada Fórum, centro comercial em Almada. Agência Bloomberg diz que negócio vale 450 milhões de euros.
Centros Comerciais

Dolce Vita Tejo vendido por 230 milhões

1075
Empresa de gestão de ativos da seguradora AXA adquiriu o centro comercial no concelho da Amadora por 230 milhões de euros. Projeto de desenvolvimento da unidade prevê um parque aquático.
Greve

Greve entre "impacto residual" e "grande adesão"

Duas versões sobre greve nas lojas, super e hipermercados: Patrões (APED) falam em "impacto residual" e em "normalidade", enquanto sindicato (CESP) fala em "grande adesão" dos trabalhadores.
Ambiente

Descartáveis aumentam nos centros comerciais

A maior parte dos restaurantes dos centros comerciais usa essencialmente produtos descartáveis, como talheres, pratos e copos, alerta a associação ambientalista Zero.
Realidade virtual

Matámos zombies no Dolce Vita Tejo

A Zero Latency é a primeira sala de jogos em realidade virtual a chegar a Portugal. Abre na próxima segunda-feira no Dolce Vita Tejo e o Observador foi experimentar o jogo Zombie Survival.
Saúde Pública

Espaços públicos sem auditorias à qualidade do ar

Centros comerciais e ginásios deixaram há quatro anos de ter auditorias obrigatórias à qualidade do ar. Nuno Roque considera que é necessário trazer de novo esta fiscalização.
Lojas

Designer Outlet Algarve abre em Loulé

Faz parte do complexo da Ikea de Loulé e abre na quinta-feira com mais de 50 marcas. O Designer Outlet Algarve promete descontos permanentes de 30% a 70%.
Centros Comerciais

Assaltado gabinete de segurança em Guimarães

Quatro pessoas encapuzadas e armadas assaltaram o "gabinete de segurança" do Guimarães Shopping e levaram dinheiro do supermercado Continente que ali estava guardado, informou fonte da PSP.
China

Comércio entre China e países lusófonos cai 26%

Trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa caíram 25,73% em 2015, atingindo 90,60 mil milhões de euros. Esta é a primeira queda desde 2009.
Empreendedorismo

Tem uma ideia de negócio na área do retalho?

194
A Sonae Sierra lançou um concurso para que cinco empreendedores possam testar as suas ideias de negócio num dos 13 centros comerciais aderentes, gratuitamente, durante seis meses.
Consumo

Centros Comerciais em Madrid abertos até às 2h

314
A crise financeira alterou os hábitos de consumo dos espanhóis. Por causa disso, os madrilenos podem agora fazer compras das 7h30 às 2h00. O horário alargado é uma feliz notícia para a vida citadina.
PT

Resultado da Sonae Sierra cresce 7%

Sonae Sierra registou um resultado líquido de 12,6 milhões de euros no primeiro trimestre de 2015, mais sete por cento face aos 11,8 milhões de euros em igual período de 2014.
Estados Unidos da América

EUA: Shoppings transformados em igrejas e escolas

251
É uma nova vida para os milhares de centros comerciais abandonados nos EUA, cujas infraestruturas começam a ser usadas para outros fins. Ao todo, há mais de 200 projetos para reformular shoppings.
Comércio

Freeport de Alcochete vendido a grupo britânico

Britânicos da Hammerson compraram o centro comercial em novembro ao grupo norte-americano Carlyle. Os novos donos querem trazer mais marcas, reformular a zona de restauração e atrair mais turistas.
País

Os condescendentes

2508
Findo o serviço militar obrigatório, escaqueirada a escola pública em nome da pedagogia, sobram os estádios e os centros comerciais onde os jovens se cruzam independentemente da origem social e étnica
A página está a demorar muito tempo.