786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nova fragância da Ford cheira a… pneus e gasolina

Este artigo tem mais de 2 anos

Não é invulgar alguns fabricantes de automóveis lançarem perfumes. Menos vulgar é a selecção de aromas da Ford, cuja fragância “premium” cheira a pneus e a gasolina, para matar saudades da combustão.

10 fotos

Se é daqueles que teme a chegada de 2035, por nessa altura os veículos a combustão estarem condenados a desaparecer, de acordo com a proposta avançada pela Comissão Europeia, então este perfume vai apaziguar-lhe o olfacto. Chama-se Mach-Eau e é uma nova fragância criada pela Ford que tem a particularidade de cheirar a borracha e a gasolina. Um “bálsamo”, portanto, para o nariz de qualquer petrolhead.

A má notícia, para os potenciais interessados, é que a “fragância premium” não se encontra disponível no circuito comercial. Mas quem quiser voltar-se a sentir inebriado por aquele cheirinho a gasolina que os veículos eléctricos não têm, pode começar a olhar com outros olhos para o Mustang Mach-E GT, o SUV a bateria da oval azul que, agora, passa a poder estar associado a um aroma próprio, a Mach-Eau.

Apresentada na última edição do Festival de Velocidade de Goodwood, onde acorrem anualmente milhares de aficionados da combustão, a fragância da Ford surge como uma arma sensorial que visa facilitar a transição para a mobilidade 100% eléctrica. Isto porque, num inquérito encomendado pela Ford, um em cada cinco condutores confessaram que “o cheiro a gasolina seria o que mais sentiriam falta quando trocassem para um veículo eléctrico, com quase 70% a afirmar, simplesmente, que sentiriam falta desse odor”. A pesquisa permitiu ainda constatar que o cheiro a gasolina é mais cativante do que o do vinho ou o do queijo, batendo-se taco a taco em popularidade com o cheiro de livros novos…

A julgar pelos resultados do nosso inquérito, o apelo sensorial dos carros a gasolina é ainda algo de que os condutores estão relutantes em desistir. A fragrância Mach-Eau foi concebida para lhes dar uma sugestão desse prazer, da fragância de combustível que ainda apreciam, que deverá permanecer o tempo suficiente para que a performance do GT faça, também, vaporizar quaisquer outras dúvidas que subsistam”, explicou o director de Comunicação de Produto da Ford Europa, Jay Ward.

De realçar que o fabricante de Dearborn comprometeu-se a abandonar os motores a gasolina e a gasóleo até 2030, no mercado europeu. Mas dado que há ainda quem careça de um certo odor a hidrocarbonetos ou tenha um faro mais apurado para a octanagem, a Ford recorreu à especialista em fragâncias Olfiction para criar a Mach-Eau.

Segundo a Ford, a consultora começou por “analisar os químicos emitidos a partir do interior dos automóveis, dos motores e da gasolina”, tendo-se decidido a avançar por um composto que inclui benzaldeído e para-cresol. O primeiro evoca o cheiro no interior dos veículos a combustão, enquanto o segundo remete para o cheiro a borracha libertado pelos pneus. Juntam-se-lhes ainda outros ingredientes para puxar pelas notas de fumo e de borracha, sendo tudo isto envolvido por um “elemento animal” que faz a ligação ao mundo equestre. Deduzimos que não será o cheiro a cavalo, mas a ideia dos perfumistas foi também levar ao nariz “a herança Mustang”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora