Michael Lohscheller foi o alemão responsável por conduzir a Opel ao longo do penoso período da venda desta marca da General Motors à então PSA, hoje Stellantis. Desde 2017, lidou com o desinvestimento, com a alteração radical de cultura e até com a mudança de filosofia. Agora o gestor alemão decidiu mudar radicalmente de ares, pois passa a dirigir um jovem construtor vietnamita.
O fabricante em causa é a VinFast, uma marca criada em 2017 e a única do país a aspirar disputar o mercado global, para o que recrutou David Beckham como embaixador. Para os veículos que já concebeu, recorreu à colaboração com a Pininfarina, Magna Steyr e BMW, mas muito mais chegará em breve.
A Stellantis já nomeou Uwe Hochgeschurtz como sucessor de Lohscheller, embora este ainda não tenha revelado quando assumirá os comandos da VinFast. Mas mesmo sem estar oficialmente ao leme, nada impedirá o ex-quadro da Stellantis de continuar a desenvolver as bases do assalto a novos mercados.
O construtor vietnamita já está presente nos EUA e Canadá, além da Alemanha, França e Holanda, entre os mercados da União Europeia. A estratégia da marca passa por assumir-se como um fabricante de veículos eléctricos, com a VinFast a ter já para mostrar o crossover VF 31 (também denominado VF e34), com 4,3 m de comprimento, 1490 kg de peso e 300 km de autonomia, cujas entregas vão ser iniciadas no Vietname a partir de Novembro.
Estão igualmente disponíveis os VF 32 e VF 33, o primeiro com 4,75 m e uma bateria com 90 kWh a alimentar os dois motores que desenvolvem 404 cv. O VF 33 é maior (5,12 m), está equipado com uma bateria mais generosa (106 kWh) e anuncia uma autonomia de 550 km, presumivelmente em NEDC.