771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pessoas

Pobreza

Risco de pobreza aumenta para 17% em 2022

Em 2022, das 10.444 pessoas, mais de 1.775 eram pobres. Um aumento de 0,6 pontos percentuais relativamente a 2021, quando a taxa foi de 16,4%.
Alpine

Alpine vai ter um “cheirinho” de Ferrari

A Alpine está apostada em aproveitar a chegada dos veículos eléctricos para reforçar a sua presença no mercado e, para melhorar as hipóteses de sucesso, contratou o director técnico da Ferrari.
Audi

CEO da Audi despedido por perder para rivais

Markus Duesmann, o CEO da Audi, vai ser afastado a 1 de Setembro. Tudo porque o CEO do Grupo VW, Oliver Blume, acusa Duesmann de não ter conseguido estar à altura dos rivais da BMW e Mercedes.
Stellantis

Carlos Tavares pode receber 23,5 milhões de euros 

O português Carlos Tavares, à frente da Stellantis, o 4.º maior grupo automóvel, pode ver a sua remuneração atingir os 23,5 milhões de euros, tornando-se num dos gestores mais bem pagos do meio.
Moçambique

Freddy leva a surto de cólera em Moçambique

O ciclone Freddy arrastou consigo um surto de cólera, que se faz agora sentir em Moçambique. Seis pessoas já morreram da doença na cidade de Quelimane, a mais devastada pelo ciclone.
Toyota

CEO da Toyota que não gosta de eléctricos abandona

Akio Toyoda, neto do fundador da marca e que desempenhava o papel de CEO desde 2009, abandona o cargo depois de muita polémica e custos. Para o seu lugar vai Koji Sato, até aqui COO da Lexus e da GR.
Ferrari

Electrificação leva Ferrari a trocar de gestores

A Ferrari é uma máquina de gerar lucros chorudos com a venda de veículos, mas também do merchandising e a facturação nos parques de diversão. Para acolher os eléctricos que vêm aí, trocou de gestores.
Coronavírus

Certificados para abusar

Se estivéssemos a lidar com algo semelhante ao Ébola, se víssemos pessoas a morrer à nossa volta, as comunicações oficiais precisariam de diminuir o pânico e não de o alimentar como tem acontecido.
Opel

Ex-CEO da Opel vai para CEO da vietnamita VinFast

Esta é uma opção de carreira que poucos esperariam. Michael Lohscheller, até aqui CEO da Opel, vai trocar a Stellantis pela vietnamita VinFast, que pretende atacar os mercados europeu e americano.
Koenigsegg

Koenigsegg foi buscar homem-chave na Tesla

O construtor sueco de hiperdesportivos é uma referência em matéria de sofisticação tecnológica e exclusividade, com preços a condizer. Para dar o salto, decidiu ir buscar um homem-chave na Tesla.
Dacia

O homem que desenhou o Valkyrie vai para a… Dacia!

Se admira a estética do Aston Martin DBX ou se ficou impressionado com o design do hiperdesportivo Valkyrie, olhe para… a Dacia. É para lá que vai o até agora chefe de design do fabricante de Gaydon.
Alfa Romeo

Ex-designer da Dacia muda-se para a Alfa Romeo

Alejandro Mesonero-Romanos é o designer do momento. O trabalho que fez na Seat e com a Cupra levou Luca de Meo a ir buscá-lo para a Dacia, onde quase não aqueceu o lugar. A Alfa será a sua nova casa.
Lancia

Este é o homem que vai reanimar a Lancia

A Lancia chegou a ser apontada como uma das marcas que potencialmente seria extinta após a fusão da FCA com a PSA. Mas os planos da Stellantis são bem diferentes e passam por Jean-Pierre Ploué.
Tráfico Humano

Resgatadas 500 vítimas de contrabando de pessoas 

Foram libertadas 500 vítimas de contrabando de seres humanos pela Interpol. A Operação Weka identificou 760 migrantes que tinham caído nas redes de tráfico ilegal.
Volkswagen

O pai da plataforma para os eléctricos da VW saiu

A saída do Grupo Volkswagen do criador da plataforma MEB, que serve de base aos eléctricos do grupo alemão, só podia causar alguma estranheza. Sobretudo agora que se começa a ver o (bom) resultado.
Pessoas

Maurizio Zuares vai liderar a Stellantis ibérica 

A recém-constituída Stellantis nomeou o italiano Maurizio Zuares para o cargo de "country manager" de Portugal e Espanha.
Daimler

Ex-CEO Dieter Zetsche não vai regressar à Daimler

Dieter Zetsche dirigiu a Daimler, a casa-mãe da Mercedes, durante os 13 anos em que o grupo alemão mais cresceu. Saiu de CEO em 2019 e deveria regressar como chairman, mas tal já não deverá acontecer.
SEAT

Novo chefe da Seat é o antigo CEO da Cupra

Luca de Meo, o antigo CEO da Seat, tem por fim um substituto definitivo. Para o lugar do italiano que rumou à Renault vai Wayne Griffiths, o até aqui CEO da Cupra, a marca desportiva da Seat.
Ford

Ford troca de CEO pela segunda vez em três anos

Depois de um curto período de três anos à frente da companhia americana, Jim Hackett abandona o lugar de CEO, sendo substituído pelo até aqui COO, James Farley, um amante da competição.
Renault

Renault à caça de designers. Agora foi à Peugeot

Um dia depois de anunciar o recrutamento do designer da Seat, o Grupo Renault faz saber que também contratou o homem que estava à frente do estilo da Peugeot desde 2010, Gilles Vidal. O que aí vem?
Renault

Renault vai buscar designer-chefe da Seat

Depois do “chefe”, Luca de Meo, agora é designer-chefe da Seat e da Cupra, Alejandro Mesonero-Romanos, que está de malas feitas para o Grupo Renault, onde vai reportar a Laurens van den Acker.
Volkswagen

Brandstätter é o chefe da VW e Diess manda em tudo

O Grupo VW anunciou, por fim, a reestruturação de que todos falavam. Afinal, o CEO da Porsche não é promovido para a VW, sendo Brandstätter a ascender a essa posição, com Diess a continuar como chefe.
Volkswagen

Da Porsche para a VW e da Skoda para a Porsche

A dança das cadeiras dentro do Grupo Volkswagen está particularmente animada. Herbert Diess mantém-se como CEO do grupo, mas Blume troca a posição de CEO da Porsche pela direcção da VW.
Pessoas

Rodolfo Schmid é o novo director-geral da SIVA

Pedro de Almeida, até aqui director-geral da SIVA, “deixa a empresa por decisão pessoal”. A partir de agora, o comando fica nas mãos de Rodolfo Florit Schmid, em conjunto com Viktoria Kaufmann-Rieger.
Coronavírus

Madeira desliga iluminação pública à meia-noite?

Circula um apelo na internet para partilhar um "recolher obrigatório" na Madeira entre a meia-noite e as 06h devido à falta de iluminação pública. Em troca os madeirenses não pagariam luz. É falso.
Renault

Luca de Meo vai ter um salário de 5,8 milhões

Luca de Meo, o italiano que até aqui dirigiu a Seat, só vai assumir o cargo de CEO da Renault e da Aliança em Julho, mas já sabe quanto vai ganhar. Nada menos do que 5,8 milhões de euros.
Renault

Luca de Meo nomeado CEO da Renault

Vinte e um dias depois de comunicar o abandono da liderança da Seat, Luca de Meo é nomeado CEO da Renault. Anúncio ocorre dias antes de reunião “crucial” da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
SEAT

Oficial. Luca de Meo abandona presidência da Seat

Confirmam-se os rumores: Luca de Meo, o italiano que conduziu a Seat aos desejados lucros e reforçou a presença da marca nos principais mercados, pediu para deixar a presidência com efeito imediato.
Renault

Renault anda à caça de CEO. Bateu à porta da Seat

O construtor francês anda às compras. Depois de ter afastado, em meados de Outubro, o seu CEO, Thierry Bolloré, a Renault está aparentemente a bater à porta do CEO da Seat, Luca de Meo. Mas não só.
Pessoas

“Revitalização” precisa-se. Nissan muda liderança

Desde a prisão de Ghosn que a Nissan vive um período conturbado. Makoto Uchida assumirá o lugar de Yasuhiro Yamauchi, que está como CEO interino desde que Saikawa deixou o cargo, em Setembro.
Pesca

"Mestre Bobicha" detida na Irlanda é açoriana

A embarcação de pesca “Mestre Bobicha” que está “cautelarmente apreendida” na Irlanda tem registo na capitania de Vila do Porto, na ilha açoriana de Santa Maria.
Pessoas

Apple rouba VP à Tesla. Vem aí iPhone sobre rodas?

A Apple anda à compras e é de pessoal competente que está à procura. A última aquisição foi o vice-presidente da Tesla, um dos directores seniores da marca. Será que vamos ter um iPhone sobre rodas?
BMW

Sai Krüger, entra Zipse. BMW renova liderança

Harald Krüger, até aqui presidente do conselho de administração da BMW AG, renunciou ao cargo. Por “mútuo acordo”, deixa a liderança do construtor de Munique. Oliver Zipse é o homem que se segue.
KIA

Português assume vice-presidência na Kia Motors 

Artur Martins assumiu o cargo de vice-presidente da Kia Motors Corporation com os pelouros de Marca e Marketing Global. Português terá a seu cargo o desenvolvimento destas duas áreas, a nível mundial.
BMW

É assim que a BMW se despede do chefe da Mercedes

Dieter Zetsche, que conduz a Mercedes há 13 anos, vai ceder o comando a Ola Källenius. E a BMW não perdeu a oportunidade de se despedir do chefe da sua eterna rival num vídeo que mete festas e farpas.
Mazda

Mazda Motor Europe anuncia nova liderança 

Depois de ter estado à frente do negócio europeu da Mazda desde 2009, Jeff Guyton passará a controlar a operação da marca na América do Norte. Yasuhiro Aoyama assume a chefia da Mazda Motor Europe.
Ferrari

Chineses “à caça” na Ferrari e na Mercedes

Mais do que a qualidade, a potência e eficácia dos seus veículos, o que torna invejáveis as marcas premium europeias são as suas formas. Daí que a chinesa BYD tenha ido “à caça” na Ferrari e Mercedes.
Aliança Renault-Nissan

Ghosn põe a boca no trombone: “Nissan traiu-me”

Na primeira entrevista que deu, desde que foi detido em Novembro, Carlos Ghosn acusa a Nissan de fazer jogo sujo para impedir fusão com Renault. Diz ainda que é inocente e vítima de uma conspiração.
Tesla

Musk coloca amigo e "clone" no "board" da Tesla

Quem antecipava que Elon Musk iria ‘padecer’ com o controlo dos novos administradores independentes da Tesla pode ter uma surpresa desagradável. Um deles é grande fã e visto como “um clone” como CEO.
Daimler

CEO da Mercedes vai sair e procura “trabalho”

Dieter Zetsche dirige a Daimler desde 2006, durante o forte crescimento do grupo e da Mercedes-Benz em particular. Mas como vai sair em 2019, está desde já à procura de uma nova ocupação. E com humor.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos