Um dia após a tomada da capital do Afeganistão pelos talibãs, milhares de pessoas continuam a acorrer ao aeroporto internacional de Cabul para entrar num voo que os retire do país. Há relatos, citados pela Reuters, de pelo menos cinco mortes, mas não é ainda certo como terão morrido: se devido a disparos ou numa debandada.

Na manhã desta segunda-feira, já tinham começado a circular vários vídeos que mostram o desespero de muitos afegãos no aeroporto para conseguirem sair da cidade. Num dos vídeos, dezenas de pessoas tentam, desesperadamente, entrar numa manga de entrada num avião. “Esta é, provavelmente, uma das imagens mais tristes que já vi do Afeganistão. Pessoas que estão desesperadas e abandonadas. Sem agências de ajuda [humanitária], sem ONU, sem governo. Nada”, escreve a jornalista da BBC South Asia Nicola Careem.

Outros relatos, citados por vários órgãos de comunicação internacionais, como a AFP, revelam que as tropas dos EUA dispararam para o ar, depois de várias pessoas terem tentado entrar na pista do aeroporto. Os tiros são, aliás, audíveis num outro vídeo, que mostra dezenas de pessoas a correrem para o aeroporto com malas e bagagens. Há ainda relatos de que está a ser dada prioridade de saída aos voos dos EUA com diplomatas, o que está a incitar a mais revolta e caos no aeroporto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O exército norte-americano assumiu esta segunda-feira o controlo do tráfego aéreo no aeroporto “para permitir a partida segura do pessoal norte-americano e aliado no Afeganistão em voos civis e militares”. Mas a situação continua difícil, com as tropas dos EUA a não conseguirem manter a ordem no aeroporto da capital. “Um cenário caótico e assustador”, descreve Stephen Dziedzic, da Australian Broadcasting Corporation, com base em relatos de dois australianos no local.

Há pessoas a trepar para os aviões que se preparam para descolar de Cabul

Um vídeo publicado pela TOLOnews, uma estação televisiva afegã, mostra várias pessoas a tentar agarrar-se a um avião militar da força aérea norte-americana que tentava descolar do aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul, esta segunda-feira.

O avião é seguido por dezenas de pessoas e algumas delas tentam mesmo trepar para a aeronave, na fuselagem, por debaixo das asas. Não é claro, segundo a CNN, o que aconteceu a cada um destes civis que se agarraram ao avião, nomeadamente se conseguiram sair antes de a aeronave efetivamente descolar.

Porém, a Aljazeera acrescenta que algumas das pessoas conseguiram mesmo manter-se agarradas ao avião após a descolagem, acabando por cair já durante o voo.

“Por favor não viajem para o aeroporto até que sejam notificados”, avisa embaixada dos EUA em Cabul

Os serviços da embaixada dos EUA na capital do Afeganistão estão a pedir às pessoas para que não se desloquem ao aeroporto de Cabul, a menos que tenham recebido ordens expressas para o fazer.

“Recordamos todos os cidadãos americanos e afegãos que a situação em Cabul se mantém insegura. Por favor não viajem para o aeroporto até que sejam notificados”, pede a embaixada.