A Lamborghini mostrou o Countach LPI 800-4 em Pebble Beach e apesar de os italianos possuírem 112 unidades para venda, elas evaporaram-se em minutos. “Habilidade” mais difícil de atingir, uma vez que cada exemplar custa 2,64 milhões de dólares antes de impostos, cerca de 2,26 milhões de euros.
Este valor, bem superior a 2 milhões de euros, pode parecer elevado e, na realidade, é. Basta comparar com o preço exigido por um Lamborghini Aventador, que em Portugal é proposto por cerca de 530 mil euros, sendo que o nosso país é dos que mais penaliza fiscalmente esta classe de veículos. De outra forma, o Aventador seria proposto por cerca de 410 mil euros antes de impostos.
Mas o Countach LPI 800-4 não é concebido sobre a base do Aventador, como inicialmente se pensou, mas sim sobre o Sián, o primeiro modelo híbrido da casa italiana, em que o sistema de armazenamento de energia é um sofisticado condensador de grande capacidade. Só que os 63 exemplares do Sián foram comercializados por 3,3 milhões de euros (cada), o que faz deste Countach, com a mesma mecânica e praticamente a mesma potência, um excelente negócio.
O Countach LPI 800-4, criado para homenagear o Countach dos anos 70, monta um motor atmosférico 6.5 V12, para maior nobreza, e uma unidade eléctrica com aproximadamente 34 cv, alimentada por um sistema a 48V em que a energia é armazenada por um capacitador, em vez de uma bateria. Este acumulador recarrega mais rápido e praticamente sem limite de potência, para depois fornecer energia com as mesmas vantagens, sem aquecer ou correr riscos de incêndio.
A caminho das rodas, os 814 cv gerados pelo motor V12 a gasolina e o motor eléctrico, passam por uma caixa automática de dupla embraiagem, que por sua vez está acoplada a um sistema 4×4, que reparte a potência pelos dois eixos, de uma forma compatível com o modo de condução escolhido por quem vai ao volante.