Charlie Watts, o histórico baterista dos Rolling Stones, morreu esta terça-feira de manhã, num hospital em Londres. O músico tinha 80 anos, 60 dos quais dedicados ao rock ‘n’ roll. Era considerado um dos bateristas mais influentes da história do género, um papel que não passou despercebido aos inúmeros artistas que acorreram às redes sociais para se despedirem e lamentarem a sua morte.

Músicos como Elton John, Paul McCartney, Ringo Starr ou Bryan Adams fizeram questão de lembrar Watts e o seu legado. Os colegas de banda Mick Jagger e Keith Richards também já reagiram, “em silêncio”. “Vou sentir muito a tua falta”, diz o guitarrista Ronnie Wood.

Nas redes sociais, o vocalista dos Rolling Stones publicou apenas uma fotografia do baterista a sorrir, enquanto o guitarrista colocou uma imagem simbólica do instrumento de Watts. Wood relembrou o seu colega como “o melhor”, e seu companheiro Gémeos (tinham os dois o mesmo signo do Zodíaco).

Elton John lembra “companhia brilhante” e “o mais estiloso dos homens”

Elton John descreveu Charlie Watts como “o derradeiro baterista”. O mais estiloso dos homens e “uma companhia brilhante”, escreveu no Twitter, chamado a esta terça-feira “um dia muito triste”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Um dos grandes bateristas de sempre do rock e um verdadeiro cavalheiro”, escreveu Bryan Adams na rede social, enviando as suas condolências à família de Watts, nascido em 1941, em Londres. A banda norte-americana Garbage lamentou a partida de uma “lenda”. “Ali vai um herói”, afirmou.

Paul McCartney lamenta a morte de “um baterista fantástico, sólido como uma rocha”

Num vídeo partilhado no Twitter, Paul McCartney descreveu Watts como “um tipo adorável” e a sua morte como “um duro golpe” para os Rolling Stones. “Era um baterista fantástico, sólido como uma rocha”, disse o ex-Beatle. Outro membro fundador dos The Beatles, Ringo Starr, escreveu na mesma rede social: “Deus abençoe Charlie Watts. Vamos ter saudades tuas, meu. Paz e amor para a família”.

Também os Aerosmith se mostram “extremamente tristes ao ouvir a notícia da morte do lendário” baterista. “As nossas mais sinceras condolências para a sua família e para os The Rolling Stones. Atenciosamente, de todos os membros dos Aerosmith a quem deste tanto! RIP CHARLIE”, acrescentou a banda liderada pelo vocalista Steven Tyler.

https://www.instagram.com/p/CS-PxLOLVS1/

“Perdemos um verdadeiro gentleman do rock”, começou Alice Cooper por escrever numa publicação do Instagram. Diz considerar o artista um dos melhores bateristas de sempre, que “manteve o ritmo” para uma das melhores bandas de rock do mundo durante mais de 50 anos. “Sempre que ía aos bastidores para ver os The Rolling Stones, o Charlie era o primeiro a cumprimentar-me”, contou. “Deixará muitas saudades e será insubstituível. A minha mensagem para o Charlie? Rest in Beat!”, terminou Alice Cooper.

https://www.instagram.com/p/CS-JQ4CNBci/

O baterista da banda Red Hot Chili Peppers, Flea, também se pronunciou na sua conta de Instagram. “O sentimento mais subtil e caloroso de qualquer baterista na história do rock. Descansa lindamente Charlie, nós valorizamos os presentes que nos deixaste”, afirmou o artista.

https://www.instagram.com/p/CS9xQcYlxPX/

O também inglês Dave Davis, guitarrista e fundador dos The Kinks, disse estar em “choque” com a notícia. Descrevendo Watts como “adorável”, o músico confessou que o conhecia “um bocadinho” e que costumava encontrar o baterista no comboio que ia para Devon, “há muitos, muitos anos”. “Era um ótimo baterista e um ótimo tipo.”

A cantora e compositora norte-americana Joan Jett descreveu Watts como “o baterista mais elegante e digno do rock ‘n’ roll. Ele tocava exatamente o que era preciso — nada mais, nada menos. É único”. Roy Orbison Jr., filho do cantor de “Pretty Woman”, pediu que hoje se ouvissem “os Stones em sua honra”. A página oficial de Roy Orbinson também prestou a sua homenagem ao “baterista lendário”, partilhando uma fotografia do músico falecido em 1988 com os Rolling Stones em 1965. Charlie Watts está “atrás do ursinho de peluche”.

Paul Stanley, vocalista dos norte-americanos Kiss, também recorreu ao Twitter para lamentar a morte do baterista dos Rolling Stones, mostrando-se chocado com a notícia. “Um dos verdadeiros ícones intemporais e a espinha dorsal dos Stones”, escreveu. O tweet foi partilhado pela conta oficial dos Kiss.

Joe Elliot, numa mensagem partilhada no Twitter dos Def Leppard, chamou a Charlie Watts “o coração e alma” dos Stones. “Tive o imenso prazer de estar com ele algumas vezes. Um verdadeiro cavalheiro”, recordou o vocalista da banda de rock inglesa. Os Scorpions lamentaram “mais um dia muito triste no mundo da música”, enviando os sentimentos para família e colegas de banda de Watts.

A banda Duran Duran relembrou o baterista sublinhando as suas características mais distintas: “Um homem gracioso, com estilo, dignidade e compostura. O seu estilo simples foi uma lição para todos nós. Acima de tudo, apesar de estar na maior banda de rock and roll de todos os tempos, a sua maneira discreta e humilde foram uma luz brilhante para todos nós no mundo seguirmos.”, afirmou a banda dos anos 70.

https://www.facebook.com/duranduran/posts/374005827426487

Tony Iommi, guitarrista da banda Black Sabath, liderada originalmente pelo vocalista Ozzy Osbourne, não deixou também de sublinhar a humildade e a simpatia do baterista, deixando as suas “mais profundas condolências à família, a Mick, Ronnie, Keith e todos os seus amigos e fãs. R.I.P.”

https://www.facebook.com/tonyiomm/posts/391818755636251

Rui Veloso relembra o encontro que teve com o “gentleman e monstro do Rock” numa mensagem partilhada no Facebook. “A estrada foi longa, amigo, agora tocas no paraíso do Rock n Roll!”, afirma o cantor e compositor.

https://www.facebook.com/rui.veloso.oficial/posts/383770776438749

O cantor e compositor Pedro Abrunhosa deixou também algumas palavras nas suas redes sociais. “Quem passa pela vida e assina o mundo, eleva-se a outros céus. Obrigado pelo legado, Charlie Watts.”

https://www.facebook.com/PedroAbrunhosaFanClub/posts/381488936680864

Fora do mundo da música, o escritor escocês Irvine Welsh foi uma das personalidades que deixou uma mensagem de despedida para o baterista inglês.