Este artigo é da responsabilidade de Turismo do Centro de Portugal

O Centro de Portugal é um destino privilegiado para quem quer usufruir destes “verdadeiros luxos”, cada vez mais procurados no século XXI. É uma região de excelência para quem procura a paz, a tranquilidade, o bem-estar, e o tempo de qualidade. Aqui, podemos relaxar no meio do verde, com tempo, afastados dos destinos massificados, e apreciar a boa gastronomia regional, cozinhada também ela sem pressas, enquanto se degusta um bom vinho. Desde o litoral atlântico aos territórios da raia, encontramos natureza em estado quase puro.

Siga os nossos conselhos, e conheça o Centro de Portugal, em 6 passos:

Reencontre-se com a história e a autenticidade

Passear pelo Centro de Portugal leva-nos a reviver tradições do passado através de festividades locais; a recordar a formação do Reino ao lado de D. Afonso Henriques, como se o tivéssemos conhecido e presenciado, a entrar em aldeias, vilas e castelos medievais situados no alto de colinas, com uma vista incrível sobre rios e serras onde apenas se ouve o chilrear dos pássaros e se coze o pão no forno comunitário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fotografia: Mafalda Pombo Lopes

Em redor do maciço central da Serra da Estrela, as 9 Aldeias de Montanha envoltas pelas serras da Lousã e do Açor, pelos rios Tejo e Zêzere, as 27 Aldeias do Xisto,  nas Beiras, as 12 Aldeias Históricas, cada uma diferente da outra, todas igualmente cativantes, convidam-nos a uma jornada rural e ao mesmo tempo romântica pela região. E porque não escolher uma destas paragens para trabalhar e visitar, visitar e trabalhar?

Trabalhe e viaje a partir do Centro de Portugal

O Centro de Portugal assume-se cada vez mais como o destino ideal para o trabalho remoto, verdadeiro paraíso dos nómadas digitais. A título de exemplo, o projeto “Work From Centro de Portugal” pretende dar uma resposta a este segmento emergente e posiciona o Centro do país enquanto destino preferencial para trabalhar em excelentes circunstâncias.

E são cada vez mais os locais que se renderam a esta nova tendência. Por exemplo, na Aldeia de Xisto da Cerdeira, uma aldeia secular no meio da Serra da Lousã nasceu o Cerdeira – Home for Creativity, um retiro que recebe pessoas que estão de férias ou em trabalho, que se instalam em pequenas casas totalmente equipadas e com internet de alta velocidade. Nesta autêntica comunidade de artes, a natureza e a criatividade conjugam-se para que todos os visitantes possam descansar, aprender, criar e conhecer.

Passe a palavra: há segredos por descobrir nas nossas Aldeias do Xisto

Também, o Selina Peniche propõe um novo conceito no universo global da hotelaria que oferece serviços de alojamento, espaços de coworking, espaços de refeição e ainda um interessante segmento de experiências locais e envolvimento com a cultura local, incluindo eventos de network para pessoas com interesses comuns.

Exercite “corpo e mente”

Passear a pé é uma das melhores formas de conhecer os mais belos recantos da nossa região, e poderá fazê-lo durante todo o ano, explorando, visitando, conhecendo e apreciando as mais belas paisagens do país. Os amantes da natureza procuram no seu dia a dia o contacto e o sentir a natureza.

Há uma variedade imensa de caminhos a explorar, para todos os gostos e interesses: das vilas piscatórias à beira mar de magníficas praias, por entre vilas e aldeias históricas, pelos trilhos que nos levam até altaneiros castelos, entre muralhas de xisto, passadiços, ribeiras e cascatas. Percorra as ciclovias e ecopistas desta região, ponha-se à prova nas Grandes Rotas pela costa atlântica ou pelas montanhas, barragens e lagoas do interior.

Viva novas (e memoráveis) experiências

Com uma extensa costa atlântica e com vários cursos de água de interior, o Centro de Portugal reúne excelentes condições naturais para a prática de desportos náuticos. Mas são as Estações Náuticas que compõem a mais recente tendência de oferta turística náutica de qualidade. Em Portugal, existem ao todo 26, mas é pelas 8 Estações Náuticas do Centro que o convidamos a fazer um roteiro.

Praias, lagoas e cascatas. Um guia de mergulhos no Centro de Portugal

Para além dos desportos aquáticos, como o wakeboard, ski náutico, canyoning, rafting, kitesurf, stand-up paddle, passeios de barco, mergulho, canoagem e caiaque, as Estações Náuticas incluem alojamento, restauração e atividades de animação nas áreas envolventes. A par de tudo isto, existem as artes, as tradições e os saberes e ofícios seculares que se preservam e se valorizam, com o aproveitamento destes recursos náuticos.

Encontre-se com a natureza e a sustentabilidade

Nesta região tão vasta com infinitas riquezas naturais, assim como, um forte património histórico-cultural, não podíamos deixar de falar do ecoturismo. Este é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o património cultural, incentiva à sua conservação, e busca a formação de uma consciência ambientalista, promovendo o bem-estar das populações envolvidas e facilitando a prática das mais variadas modalidades de turismo ecológico e de desportos de aventura.

Faça a sua viagem ao seu ritmo

Pelas estradas de uma região diversificada como o Centro de Portugal viaje pela história em museus, monumentos ou embrenhado em vales escarpados e selvagens, por destinos que o levarão até à riqueza de um Património Mundial que sendo tão nosso tornou-se da humanidade. Conduza connosco até ao coração da Beira Baixa e desperte os sentidos numa viagem inspiradora, acompanhe-nos em momentos únicos e experiências que não esquecerá.

Descubra o Médio Tejo, prove os sabores do rio e das serras. Aqui, magníficas albufeiras, barragens e praias fluviais com características ímpares para a prática de desportos radicais, convidam a momentos de pura adrenalina e aventura.

A Oeste, as paisagens perfumadas por extensos pomares e intensas brisas vindas do Atlântico, proporcionam experiências que despertam os sentidos e aventuras de cortar a respiração. Conheça a Rota do Vinho – Percursos do Oeste, numa região de grande riqueza em termos vinícolas. Descubra a Rota da Cerâmica onde existem as fábricas de cerâmica mais prestigiadas do país, a Rota do Barroco, onde não faltam exemplares desse estilo faustoso, a Rota dos Castelos e Fortalezas que é sempre um convite à imaginação e a viagens ao passado, e visite a herança deixada por monges na Rota dos Conventos e Mosteiros.

Aqui, também os moinhos fazem história na Rota dos Moinhos, recordando tempos em que a sua existência era o ganha-pão de centenas de famílias. Na Região de Coimbra, acompanhados pelo maior rio exclusivamente português, seguimos viagem da nascente à foz, onde recuperamos energias em extensos areais.

Na Região de Leiria, respire natureza. As serras são autênticas montras de todo o território, as suas grutas fazem-nos descer ao interior da Terra e descobrir tesouros que nos ficarão, para sempre, gravados na memória.

Deixe-se embalar pelos moliceiros, na Ria de Aveiro perca-se nos museus, apaixone-se pelos parques, lagoas e paisagens que nos tiram o fôlego. Este é, também um local procurado por muitas espécies de aves, que escolhem esta zona para se alimentarem, viverem e construírem os seus ninhos. O Roteiro Birdwatching indica onde as pode observar. Já o Roteiro das Pescas dá-lhe a conhecer um pouco melhor as tradições piscatórias desta região.

A Rota da Cerâmica convida-o a conhecer os encantos desta arte. Das construções tradicionais à Arquitetura Industrial, passando pela Arte Nova, há muito para descobrir, num percurso que pode começar pela própria cidade, sede de distrito, no Roteiro de Arquitetura.

Acompanhe-nos pelas terras que viram nascer Viriato, e descubra um destino onde aldeias antigas, vilas e cidades guardam história e estórias nas terras de Viseu Dão Lafões.

No Centro de umas férias incríveis

Parta à descoberta da Serra da Estrela e percorra as estradas idílicas que o levarão a aldeias de encantar, reservas e parques naturais, cidades-montanha, povoações serranas. Embora o frio possa ter o seu encanto e a neve seja uma atração para todas as idades, a Serra possui outros motivos para ser visitada, mesmo nos meses em que as temperaturas são mais altas, e será esta a época ideal para percorrer a Rota dos 4 Rios e das Lagoas. Por caminhos de pastores, percorra a Rota da Lã, aquela que é uma aula viva sobre a história de um dos seus produtos mais tradicionais. As aldeias da Beira Interior são verdadeiros tesouros à espera de serem descobertos pela Rota dos Castelos e Aldeias Históricas. Também a Rota das Antigas Judiarias conserva ainda hoje muitos vestígios da presença judaica na Península Ibérica.

Inspirador e inovador. Assim é o Centro de Portugal. Porque espera?

Saiba mais sobre este projeto em 
https://observador.pt/seccao/centro-de-portugal/