Portugal vai enviar esta sexta-feira um grupo de militares para o Kosovo, numa missão de três meses que terá por objetivo prestar auxílio a um campo de refugiados afegãos.

“Os militares portugueses vão cooperar com forças de outras nações, no campo Bechtel, um alojamento temporário onde se está a efetuar a operação de apoio aos cidadãos civis afegãos evacuados de Kabul e que aguardam oportunidade para serem recolocados em países de acolhimento”, adianta o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), numa nota.

A notícia, avançada pela TVI, foi confirmada pelo Tenente-General Marco Serronha, Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, ao canal. Os onze militares portugueses, confirmou o responsável, irão operar com missões de “outros países aliados” no campo Betchel, onde estão “a chegar os refugiados afegãos”.

A missão portuguesa foi “encaminhada pela NATO” e será responsável por ajudar a fazer a triagem e a recolocar os refugiados em vários países de acolhimento, inclusivamente Portugal.

Além de colaborarem com a NATO, os militares portugueses estabelecerão contacto com organizações não-governamentais (ONG’s) e organizações internacionais no campo Bechtel, por forma a identificar as necessidades e ajudar os refugiados afegãos.

Portugal já recebeu mais de 80 afegãos que fugiram desde que os talibãs voltaram a tomar o controlo do Afeganistão. Esta semana, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantava que Portugal estará em condições de acolher mais de 400 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR