O atual vereador e candidato da CDU à presidência da Câmara de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, disse esta terça-feira que a autarquia deve ter a capacidade de gerar instituições de apoio aos idosos e de combater o isolamento destes.

“Sabemos pelos dados mais recentes que há um aumento exponencial de pessoas idosas e que 20% da população tem mais de 65 anos no concelho. Isto vai obrigar a que município procure respostas novas de apoio à terceira idade, políticas municipais e parcerias para resolver alguns problemas que são, para nós, os mais graves nos tempos que correm”, destacou.

Para o atual vereador da Proteção Civil e Mobilidade e Transportes da Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, e cabeça de lista pela CDU às eleições autárquicas de domingo, a autarquia deve ter “capacidade de gerar instituições para apoiar idosos que necessitam de um acompanhamento permanente”.

Mas também de ter “uma maior capacidade de acompanhamento do ponto de vista da saúde e do bem-estar para aquelas pessoas que precisam de cuidados hospitalares permanentes” ou de hospitalização domiciliária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para isto, é necessária uma articulação entre o município e a Unidade de Saúde Pública ou a Segurança Social, acrescentou.

“Por outro lado, [deve haver] o aumento dos serviços de apoio domiciliários e a diversificação da ocupação de tempos livres e de medidas que permitam permanentemente combater o abandono e isolamento dos idosos”, disse ainda.

O cabeça de lista da coligação PCP/PEV defendeu também a criação de “políticas de vizinhança e de apoio que garantam que não haja idosos em casa sozinhos isolados ou desintegrados da sua comunidade”.

José Pedro Rodrigues, de 43 anos, falava à Lusa após uma reunião com a direção do Lar do Comércio, onde destacou “terem sido dados passos positivos numa instituição que passou por uma situação muito difícil durante a pandemia”.

“Testemunhamos a diferença que faz às vezes um pouco de humanidade na melhoria da vida das instituições e sobretudo do cuidado com os utentes que esta nova direção tem colocado”, sublinhou.

Entre as propostas da CDU nesta área está também a dimensão da saúde mental que surgiu devido à pandemia de Covid-19.

“Defendemos que o município tenha respostas alargadas para proporcionar um acompanhamento psicológico a setores muito diversificados da comunidade para recuperar aquilo que é a alegria de viver e muito particularmente junto dos mais idosos”, explicou.

O candidato da CDU alertou para a “depressão em muitos idosos” devido ao “afastamento do carinho familiar”, defendendo que é papel do município criar “respostas muito dirigidas para a saúde mental da comunidade”.

São cabeça de lista à Câmara Municipal de Matosinhos a atual presidente, Luísa Salgueiro (PS), José Pedro Rodrigues (CDU – coligação PCP/PEV), Bruno Pereira (coligação PSD/CDS-PP), Carla Silva (BE), Nuno Pires (PAN), Humberto Silva (Iniciativa Liberal), Israel Pontes (Chega), Joaquim Jorge (independente) e António Parada (independente).