O candidato da coligação PSD/CDS-PP à presidência da Câmara de Matosinhos propôs esta segunda-feira a criação de infraestruturas e equipamentos desportivos na orla costeira que permitam a utilização no ano inteiro e um parque museológico no fundo do mar.

Defendo a criação de infraestruturas até três milhas [cerca de 4,8 quilómetros] da costa, no fundo do mar, que permitam que o turismo ligado ao mergulho subaquático prolifere em Matosinhos. São cerca de 17 milhões de potenciais turistas de mergulho”, salientou Bruno Pereira, cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP a Matosinhos, no distrito do Porto, nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

O advogado, que falava à Lusa à margem de um comício que contou com a presença do presidente do PSD, Rui Rio, evocou a ligação de Matosinhos com o oceano Atlântico e destacou que esta será uma “oferta de turismo diferenciada”, através de um parque museológico no fundo do mar, face aos concelhos próximos.

Bruno Pereira quer também implementar um museu do Mar, algo “falado há mais de 20 anos”, onde esteja exposta a fauna e a flora de Matosinhos, mas defende que este espólio não esteja apenas exposto dentro de quatro paredes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Isto já acontece em países do norte da Europa em que existe um espólio museológico, espalhado pela orla costeira. É uma forma de atrair mais turismo diferenciado para Matosinhos que beneficia a economia local e aumenta a qualidade de vida das pessoas”, realçou.

O candidato do PSD/CDS-PP, de 36 anos, quer também criar uma série de infraestruturas e equipamentos desportivos que permitam a prática das modalidades de andebol, voleibol futebol de praia ou râguebi, o ano inteiro, para que potenciem depois de eventos nacionais ou internacionais.

“Temos as praias urbanas mais apetecíveis da área metropolitana [do Porto] porque são servidas por transportes públicos. O problema é que a nossa orla costeira está ao abandono (…) não há qualquer infraestrutura de apoio à utilização durante o ano inteiro, ou seja, a nossa praia é para o verão”, sustentou.

Também a nível de infraestruturas, Bruno Pereira aposta em soluções para a prática de exercício físico ou lazer para as famílias e, acima de tudo, para as crianças.

“Faz todo sentido dar condições para que as pessoas possam usufruir da nossa orla costeira durante o ano inteiro tendo sempre como forma de entreter as suas crianças e os próprios adultos também se entreterem”, vincou.

Bruno Pereira destacou ainda a necessidade de “aprovar e aplicar o plano municipal de acessibilidades” para que as pessoas com mobilidade reduzida não fiquem “impedidas de ter acesso à orla costeira” ou outros equipamentos públicos.

São cabeça de lista à Câmara Municipal de Matosinhos a atual presidente, Luísa Salgueiro (PS), José Pedro Rodrigues (CDU – coligação PCP/PEV), Bruno Pereira (coligação PSD/CDS-PP), Carla Silva (BE), Nuno Pires (PAN), Humberto Silva (Iniciativa Liberal), Israel Pontes (Chega), Joaquim Jorge (independente) e António Parada (independente).