Da reunião extraordinária dos accionistas da Daimler, a 1 de Outubro, resultou a aprovação do plano defendido pela administração. Este consiste em dividir a Daimler em duas empresas distintas, uma a Mercedes-Benz Group AG, concentrada em automóveis, e a segunda a Daimler Truck Holding AG, especializada em furgões e camiões. A nova organização entra em vigor a partir de 1 de Fevereiro de 2022.
Há dois objectivos que justificam a divisão da Daimler em duas. O primeiro e mais evidente, mas não necessariamente o mais importante, é o facto de automóveis e camiões estarem de momento sob imensa pressão do mercado nas respectivas áreas, com avanços tecnológicos na electrificação quase diários que é necessário acompanhar, mas que nem sempre são coincidentes entre carros e camiões. Uma vez separadas, as empresas que daí resultam tornam-se mais pequenas, mais ágeis e, potencialmente, mais eficientes.
O segundo motivo é que, uma vez separada a divisão dos camiões, esta vai ser lançada na bolsa de Frankfurt, onde se espera que a alienação de parte da empresa renda 1,5 mil milhões de euros, verba destinada a suportar os pesados investimentos que visam permitir aos automóveis e camiões recuperar do atraso que enfrentam face a alguns concorrentes não só na electrificação, mas também na digitalização e na condução autónoma.