Durante o apagão de mais de seis horas do Facebook, Instagram e WhatsApp, o Twitter e outras marcas importantes aproveitaram o seu momento de destaque. “Olá a todos, literalmente”, escreveu o Twitter, numa publicação que atingiu os 2,4 milhões de likes em apenas quatro horas, segundo o The New York Times. Ao que, mais tarde, o Instagram respondeu com uma cara pouco satisfeita: “Olá e boa segunda-feira”.
Hi and happy Monday ????????
— Instagram (@instagram) October 4, 2021
O WhatsApp, que por fazer parte da empresa de Mark Zuckerberg também esteve sem funcionar durante mais de seis horas, respondeu igualmente, através do Twitter, com um tímido “olá”.
???? hello!
— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021
Por seu lado, a plataforma Reddit ironizou no Twitter, em resposta à publicação do Instagram. “Como é que isso vai, gestor das redes sociais do Instagram?“, perguntou.
How are you doing, Instagram social media manager?
— Reddit (@Reddit) October 4, 2021
Além das redes sociais, outras marcas conhecidas aproveitaram este apagão para golpes de marketing. Uma delas, o McDonald’s. A conta oficial da maior cadeia mundial de restaurantes de fast food respondeu ao Twitter, perguntando-lhe: “Olá. O que posso fazer por si?”. O Twitter pediu depois “59,6 milhões de nuggets“ para os “amigos”. “Para comer aqui ou para levar?”, continuou o McDonald’s. “Pode simplesmente enviá-los por mensagem direta?”, questionou o Twitter, numa referência ao sistema de mensagens privadas desta rede social. A partir daqui, o Twitter ficou sem resposta.
https://twitter.com/Twitter/status/1445087305052602375
https://twitter.com/Twitter/status/1445101465840889857
Também a Netflix usou o apagão para comercializar os seus produtos. No Twitter, partilhou uma imagem da nova série “Squid Game”, onde se vê uma personagem rotulada com “Twitter” a segurar outra, que está a cair, rotulada de “Todos”. “Quando o Instagram e o Facebook estão em baixo”, explicou a Netflix na sua conta oficial do Twitter.
When Instagram & Facebook are down. pic.twitter.com/mVFlVOOCOC
— Netflix (@netflix) October 4, 2021
O antigo astronauta Terry Virts também se juntou à conversa, brincando que na Estação Espacial Internacional também não era possível aceder ao Facebook e Instagram. “Também não está a funcionar aqui”, lê-se na publicação.
It’s not working here either pic.twitter.com/QEos6ywvDz
— Terry Virts (@AstroTerry) October 4, 2021
Redes sociais tiveram de ir à concorrência pedir desculpa pelo problema
O próprio Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram de recorrer à concorrência para comunicarem com os seus utilizadores. Quase uma hora depois de detetadas as falhas, as redes sociais começaram a deixar notas no Twitter a dizer que estavam a trabalhar para resolver o problema.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão a ter problemas com o WhatsApp neste momento. Estamos a trabalhar para que as coisas voltem ao normal e faremos uma atualização aqui assim que possível. Obrigado pela sua paciência”, disse o WhatsApp, via Twitter.
We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.
Thanks for your patience!
— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021
Numa mensagem semelhante, o Facebook reconheceu também que algumas pessoas estavam a ter “problemas em aceder” às suas aplicações e produtos. “Estamos a trabalhar para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, lia-se ainda.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.
— Meta (@Meta) October 4, 2021
Já o Instagram vincou o “momento difícil” pelo qual estava a passar e pedia: “Tenha paciência connosco, estamos a trabalhar nisto”.
Instagram and friends are having a little bit of a hard time right now, and you may be having issues using them. Bear with us, we’re on it! #instagramdown
— Instagram Comms (@InstagramComms) October 4, 2021
O próprio diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, pediu desculpa pelas interrupções através do canal da concorrência, o Twitter. “Estamos com problemas de rede e as equipas estão a trabalhar para depurar e restaurar o mais rápido possível”, escreveu.
*Sincere* apologies to everyone impacted by outages of Facebook powered services right now. We are experiencing networking issues and teams are working as fast as possible to debug and restore as fast as possible
— Mike Schroepfer (@schrep) October 4, 2021
Com as redes sociais do grupo Facebook em baixo, muitos internautas brincaram com a debandada geral de utilizadores para o Twitter, com o Twitter a celebrar ou com dicas sobre como reparar o sistema.
???????????????????????? pic.twitter.com/vuE2j6Edjx
— Amjad Majeed (@AmjadMOfficial) October 4, 2021
https://twitter.com/PhiriTofara/status/1445061236450893832?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1445061236450893832%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2021%2F10%2F04%2Ffacebook-messenger-whastapp-e-instagram-estao-em-baixo%2F
????????♂️ pic.twitter.com/wXXmKhQIGf
— adoc (@adoctrinatcat) October 4, 2021
Mark zuckerberg right now. ???? pic.twitter.com/CaMX9fqzWy
— Thoha Yasin (@ThohaYasin) October 4, 2021
When FB, Instagram and WhatsApp are down and Twitter is flirting around. pic.twitter.com/PSNdrx4vQE
— Habib R Rahmat (@Habib_R_Rahmati) October 4, 2021