O Twitch, uma plataforma de vídeos online em direto detida pela Amazon e bastante popular entre fãs dos videojogos, sofreu um ataque informático que comprometeu dados do serviço e dos utilizadores. Como avançam vários órgãos de comunicação social como o The Verge, a empresa confirmou a falha e diz: “As nossas equipas estão a trabalhar com urgência para perceber a extensão dos danos”.
Em comunicado, o Twitch refere que um pirata informático (hacker) pôde aceder aos dados “devido a um erro numa alteração de configuração do servidor”. Apesar de não saber a extensão dos dados obtidos indevidamente, a empresa diz que “não tem indicação” de terem sido exposto dados de início de sessão ou “números completos de cartões de crédito”.
Na quarta-feira, os hackers que obtiveram os dados começaram a divulgar parte destes na internet. Entre os conteúdos revelados, está o código de uma plataforma de venda de videojogos que a empresa estará a desenvolver, assim como informação quanto ao pagamento que a empresa faz a alguns dos criadores de conteúdos da plataforma. Os piratas informáticos publicaram a informação anonimamente e dizem que é apenas a “parte um”.
Devido a esta falha, a plataforma estará a pedir a alguns utilizadores que alterem a palavra-passe, diz o The Verge. Este ataque surge após várias semanas em que a plataforma tem enfrentado críticas e protestos por alguns utilizadores devido a, alegadamente, não fazer o suficiente para evitar ataques de ódio e discurso ofensivo no serviço.