790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Transparência

Parlamento Europeu

UE aprova resolução contra ingerência estrangeira

Na resolução, o Parlamento diz-se chocado com alegações de que alguns eurodeputados foram pagos para disseminar propaganda russa e que vários participaram nas atividades do "Voz da Europa".
Transparência

Código de conduta. Canal de denúncias e prendas

Código será aplicado aos membros do Governo, membros dos respetivos gabinetes, a todos os dirigentes superiores da Administração Pública e aos dirigentes e gestores de institutos e empresas públicas.
Noticiário

15h. Justiça. Ministra defende transparência

Declarações de Rita Júdice, depois de ter recebido todos os partidos com assento parlamentar. Ainda, Portugal transmite à China vontade de integrar a lista de países que não precisam de visto.
Transparência

Mentira, ilusão e omissão: as armas da política

É necessário inverter a cultura de tolerância e exigir mais dos nossos governantes. Precisamos de uma política baseada na verdade, na transparência e na responsabilidade.
Economia

Pedro Reis quer transparência "cega e permanente"

Sem nunca referir a Operação Influencer, ministro da Economia quer seguir as regras da transparência "sem nuances" e rejeita "contradições" nos projetos "por maiores e mais estratégicos que sejam".
Câmara Municipal Lisboa

CML demite fiscais condenados por corrupção

O caso remonta a 2022 e os funcionários foram condenados por corrupção ativa e passiva. A demissão surge um mês após a aprovação da Estratégia da Transparência e Prevenção da Corrupção da autarquia.
Noticiário

9h. IGAS. Tratamento "irregular" das gémeas

Gémeas luso-brasileiras. Acesso a medicamento milionário foi irregular, a começar com a consulta marcada por Lacerda Sales. Em direto, Gonçalo Lobo Xavier sobre estudo do IVA Zero e os 75 anos da NATO
Transparência

Entidade para a Transparência: plataforma já ativa

Nova plataforma e respetiva base de dados vão agora sendo preenchidas e disponibilizando informação para acesso público online. Deputados e Governo em funções devem apresentar declaração de cessação.
Transparência

Novas regras da UE para política mais transparente

Novas regras obrigam os partidos políticos e intermediários que constroem a propaganda como serviço a identificá-la claramente, além de proibir o financiamento por entidades externas à UE.
Transparência

Transparência. Plataforma a funcionar em março

Entrada em funcionamento está dependente de acertos técnicos finais e da publicação de um aviso no Diário da República. Plataforma vai permitir a consulta de declarações de rendimento de políticos.
Noticiário

4h. BE diz que vai impedir governo de direita

Mariana Mortágua diz que só uma maioria com a esquerda pode resolver o salário, a saúde e a habitação. E ainda, Pedro Nuno Santos exige transparência a Luís Montenegro.
Noticiário

2h. Pedro Nuno exige transparência a Montenegro

O líder do PS diz que o silêncio de Montenegro legitima a suspeita de que está em causa uma aliança entre o PSD e o Chega. E ainda, A DGS rejeita surto de sarampo de “grandes dimensões” no país.
Transparência

"Portas giratórias". Decreto publicado com dúvidas

O Presidente da República promulgou o decreto que reforça combate às "portas giratórias", apontando "potenciais dúvidas" quanto a aplicação e a importância do reforço da transparência.
Legislativas 2024

Associação TI quer medidas de combate à corrupção

"A melhor forma de proteger a democracia é a cultura da transparência. Dar-lhe escrutínio informado. Assumir compromissos com a sociedade nas urnas", afirmou a presidente da associação TI Portugal.
Direto ao Assunto

CTT. "Relatório Parpública deve ser transparente"

Apesar de a lei prever não publicitação de compras residuais de ações, há falhas "éticas e de transparência" neste caso. E advogado Pedro Marinho Falcão duvida que decisão não tenha sido "colegial".
Transparência

Lóbi versus transparência

O exemplo mais banal de lóbi são os sindicatos, sendo que, neste caso, ninguém contesta a sua ação pela relevância social. No entanto, o que acontece é precisamente exercer pressão.
Transparência

O Interesse Nacional e a suspensão da lei.

Este regime jurídico dos PIN não consubstancia nem uma economia de mercado saudável, nem de investimentos estatais. Antes um sistema de favorecimento e de ligação direta entre governos e negócios.
Transparência

Rendimentos de Montenegro: do Jaguar à laranjeira

Líder do PSD encerrou conta de 54 mil euros e distribuiu dinheiro por outras. Mesmo sem lei pedir, enviou cadernetas prediais de todos os imóveis que possui para o TC. E comprou um carro clássico.
Noticiário

13h. PGR "não se sente responsável" por demissões

Lucília Gago falou pela primeira vez sobre vários temas que têm estado em cima da mesa desde o dia 7 de novembro. Ainda, na AR os deputados discutem o Orçamento do Estado 2024.
Corrupção

O português dividido ao meio

É a corrupção que vai a votos! E mesmo que o Português dividido ao meio nestas eleições opte pela cautela e possibilite a alternância democrática, o regime está de facto debilitado.
Resposta Pronta

Margarida Mano: "É um acumular de situações"

Margarida Mano, atual Presidente da Organização Transparência Internacional, afirma que a investigação aos negócios do lítio e hidrogénio não é suficiente. É preciso um "compromisso de integridade"
Administração Pública

AR pede Entidade para a Transparência este ano

Criação desta entidade foi aprovada pelo parlamento em 2019 mas, quatro anos depois, ainda não entrou em funcionamento. Iniciativa, apresentada pela deputada única do PAN, mereceu a abstenção do PCP.
Política

Comissão vai reunir-se com Transparência

Os deputados da comissão parlamentar vão reunir-se com a presidente da Entidade para a Transparência, encontro que se justifica com a articulação entre ambos, mas ainda com data ainda por definir.
Autarquias

Câmara de Coimbra cria canal de denúncias

O Canal de Denúncias estará disponível na Câmara Municipal de Coimbra para combater a corrupção, atuando e prevenindo atuações ilícitas, informa a autarquia.
Noticiário

13h. JMJ. Costa nega problemas com ajustes diretos

Primeiro-ministro falou durante uma visita ao Parque Tejo. Depois das críticas dos partidos, que acusam falta de transparência ao Governo, Costa sublinha os benefícios que podem vir desta despesa.
Noticiário

18h. JMJ. Ana Catarina Mendes fala em cumprimento

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares assegura que há transparência em todos os contratos, a propósito do grande número de ajustes diretos feitos no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.
Estado

Transparência no Palácio dos Grilos em breve

Em 21 abril passado, TC divulgou que aguardava há meses por uma resposta do Governo poder concluir a instalação física da Entidade para a Transparência. Agora, revela que negociações estão a terminar.
Ambiente

Governo quer regulador para a floresta

Para o ministro do Ambiente, é necessário garantir o práticas para reforçar a transparência nas florestas. "Partilhamos das preocupações sobre a formulação de preços", disse ainda Duarte Cordeiro.
Transparência

Poder tão próximo e tão distante ao mesmo tempo

As câmaras necessitam de inovar, quer nos meios a que recorrem para fazer política, quer na componente ética que empregam. É que a democracia só existe com a estima pelas regras do jogo.
Noticiário

12h. Buscas nos estádios do SLB, FCP e SCP

No âmbito de uma investigação do MP centrada na fuga aos impostos no âmbito de transferências de jogadores. Ainda, Associação Transparência e Integridade diz que Portugal está estagnado na corrupção.
Transparência

As ilusões só prosperam na ignorância

Não encontrarão um deputado que se assuma contra a transparência. E, no entanto, na Saúde ou na Educação, a qualidade da informação reduziu-se nos últimos anos, impedindo o escrutínio pelos cidadãos.
Tribunal Constitucional

TC: entidade espera resposta do Governo

O Governo está "há alguns meses" para dar resposta ao Tribunal Constitucional acerca da instalação física da Entidade para a Transparência.
Noticiário

10h. PSD pede parecer à comissão de transparência

Sociais democratas e Chega questionam permanência do deputado socialista Carlos Pereira na comissão parlamentar de inquérito à TAP. CP com serviços mínimos devido a greve de trabalhadores.
Açores

Açores. PS acusa governo de falta de transparência

O vice-presidente do PS/Açores acusou o Executivo regional de "falta de transparência e de resposta" relativamente ao uso de 67 milhões de euros do PRR.
PS

Serviços públicos: PS quer portal da transparência

A bancada socialista propõe a criação do portal "Mais Transparência" para que haja disponibilização em formato aberto dos dados constantes referentes a instrumentos de gestão dos serviços públicos.
Transparência

Uma história que parece ter acontecido algures

Era urgente fazer obra sem aquelas maçadas da transparência, dos procedimentos administrativos e políticos, fiscalização prévia ou fiscalização posterior.
Transparência

Açores. BE quer transparência nas nomeações

Bloco de Esquerda quer mais transparência na administração pública nos Açores. Líder regional do partido quer administração "despartidarizada, em que a competência seja o critério primordial".
Tribunal Constitucional

Entidade da Transparência não "resgatará pecados"

Na instalação da nova Entidade para a Transparência, João Caupers avisou que o novo organismo "não vai resgatar os pecados do mundo" e volta a pressionar o Governo sobre a falta de obras na sede.
Resposta Pronta

Pensões de políticos? "É preciso transparência"

Pedro Mota Soares não encontra "fundamento" para que beneficiários e subvenções vitalícias "não sejam conhecidos". Pede ao Governo que siga "princípio da transparência" na função pública.
Noticiário

14h. PS acusa CML de falta de transparência

Os socialistas criticam a forma como está a ser gerido o processo de construção das infraestruturas para a Jornada Mundial da Juventude. Ainda, FNE convoca greve nacional para 8 de fevereiro.
Transparência

Falta da noção de transparência

Infelizmente, com certeza ouviremos falar de mais casos na CML e noutras Câmaras, ainda para mais quando a lei exclui a obrigatoriedade de 40% das mesmas implementarem um mecanismo de denúncia interno

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora