O painel da autoridade do medicamento norte-americano, FDA, recomendou a administração de meia dose da vacina da Moderna para maiores de 65 anos e para pessoas com comorbilidades ou com uma profissão que envolva uma elevada exposição social, avança esta quinta-feira o The New York Times.

Durante o dia, um painel independente de especialistas esteve reunido para discutir uma questão do regulador dos Estados Unidos (FDA), que consistiu em saber se pessoas entre os 18 e os 65 anos devem tomar a terceira dose da vacina da Moderna.

Apesar de a farmacêutica ter pedido autorização para uma dose de reforço com metade da dose das duas anteriores para todas as pessoas a partir dos 18 anos (as mesmas que podem, neste momento, tomar esta vacina), os membros do comité consideram não ser necessário administrar a terceira dose na maior parte da população, pelo menos com os dados que dispõem para já.

Moderna pede autorização para administrar terceira dose da vacina nos EUA

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Moderna apresentou resultados de uma amostra relativamente pequena”, disse o especialista em saúde pública da Universidade de Harvard,  T. H. Chan School ao The New Tork Times.

Tal como a Pfizer/BioNTech, a Moderna alegava que a proteção contra doença Covid-19 diminui ao longo do tempo — ainda que a proteção contra a doença grave pareça manter-se. Os argumentos agora apresentados pela Moderna focam-se mais na prevenção da doença ligeira e moderada do que na doença grave e internamentos, refere o jornal The New York Times.

Ao contrário da vacina da Pfizer/BioNTech, a vacina da Moderna não parece apresentar um decaimento tão grande da proteção — aliás, alguns estudos não mostram qualquer perda de proteção —, como refere o documento do regulador norte-americano (FDA), citado pelo STAT News.

O painel independente de especialistas que aconselha a FDA sempre se mostrou cético em relação aos resultados apresentados pelas farmacêuticas que pretendem demonstrar a necessidade de um reforço — até porque a perda de proteção é apresentada sob a forma de diminuição do número de anticorpos, o que, por si, não define a resposta imunitária completa.

Normalmente, uma vacina contém uma dose de 100 microgramas. Com meia dose, terá apenas 50 microgramas.

Tal como aconteceu com a vacina da Moderna, a FDA recomenda meia dose da vacina da Pfizer/BioNTech a grupos específicos: maiores de 65 anos, imunodeprimidos e profissionais que contactam diretamente com muitas pessoas.

Notícia atualizada às 20h37