A rainha Isabel II cancelou esta quarta-feira uma viagem à Irlanda do Norte depois de “aceitar relutantemente os conselhos médicos para descansar durante os próximos dias”, segundo o Palácio de Buckingham, citado pela Sky News.
A notícia surge no próprio dia da visita uma vez que a viagem da monarca que estava prevista à Irlanda do Norte seria um evento de dois dias, inicialmente agendado para hoje e amanhã. O comunicado afirma ainda que “Sua Majestade está bem disposta e desapontada por já não poder visitar a Irlanda do Norte, onde estava previsto realizar uma série de compromissos”. Foi já também esclarecido que esta decisão não está de forma alguma relacionada com o coronavirus. A correspondente da Sky News, que já se encontrava na Irlanda do Norte para acompanhar a viagem da rainha, afirma que Isabel II está a seguir os conselhos dos seus médicos, com indicações para descansar durante os próximos dias.
Nesta terça-feira, 19 de outubro, Isabell II foi anfitriã de uma receção no Castelo de Windsor para líderes internacionais de investimento, para marcar a Global Investment Summit. A rainha esteve acompanhada por outros membros da família real, como o príncipe Carlos, o príncipe William e o duque e a duquesa de Gloucester, assim como pelo primeiro-ministro Boris Johnson. Bill Gates foi um dos convidados desta cerimónia. A Casa Real publicou um vídeo sobre esta receção na sua conta de Twitter. Ainda ontem a rainha esteve em vídeo conferência com a Dama Cindy Kiro, para a investir com a tradicional insígnia do governador(a) geral, uma vez que Kiro vai assumir esta semana o cargo de governadora geral da Nova Zelândia.
???? ???? This evening The Queen hosted a reception at Windsor Castle to mark the Global Investment Summit.
???? She was joined by The Prince of Wales, The Duke of Cambridge and The Duke and Duchess of Gloucester as she welcomed influential business leaders from around the world. pic.twitter.com/PgwTiexteF
— The Royal Family (@RoyalFamily) October 19, 2021
A rainha tem 95 anos e ao longo das últimas duas semanas retomou a sua agenda com uma série de compromissos e em duas destas ocasiões pudemos ver a monarca a usar bengala como apoio para se deslocar, pela primeira vez em quase vinte anos. Também foi noticiado no final da semana passada o facto dos médicos terem aconselhado Isabel II a deixar de beber o seu habitual Martini de fim de dia, o seu cocktail preferido.
Depois de meses de confinamento e do luto pela morte do marido, o príncipe Filipe, a rainha regressou à sua agenda e aos atos públicos cheia de força, contudo os seus médicos têm imposto alguns limites. O próximo evento previsto na sua agenda é uma receção a propósito da Conferência do Clima (COP-26 Summit), no próximo dia 1 de novembro.