790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ronaldo apareceu pronto para o combate e o Manchester United foi de pugilista bêbedo a vencedor por KO

Este artigo tem mais de 2 anos

Depois da goleada com o Liverpool, Solskjaer resistiu mas não escondeu que a equipa parecia um "pugilista bêbedo". Contra o Tottenham e com golo e assistência de Ronaldo, United voltou às vitórias.

Tottenham Hotspur v Manchester United - Premier League
i

O avançado português abriu o marcador na primeira parte e fez a assistência para o segundo golo

Getty Images

O avançado português abriu o marcador na primeira parte e fez a assistência para o segundo golo

Getty Images

Em francês, pode dizer-se débâcle. Em inglês, pode dizer-se catastrophe. Em português, pode dizer-se hecatombe. No fundo, independentemente da expressão escolhida, todas as línguas do mundo podem encontrar uma palavra pertinente para explicar o que aconteceu em Old Trafford, no passado domingo, quando o Manchester United foi goleado, humilhado e anulado pelo Liverpool.

Ainda assim, confirmou-se o cenário que tinha transpirado logo após o apito final: as ondas de choque foram maioritariamente externas e não internas, com Ole Gunnar Solskjaer a manter-se no comando da equipa depois de uma reunião decisiva da cúpula do clube logo no início da semana. Apoiado por Alex Ferguson e pela maioria dos elementos da direção do Manchester United, o treinador norueguês voltou a resistir, viu a confiança ser renovada por pelo menos mais um jogo e sobreviveu às notícias de que Antonio Conte estaria disponível para assumir os red devils.

Não foi o fim da linha para Solskjaer. Foi o descarrilamento total de uma equipa: Manchester United goleado pelo Liverpool em Old Trafford

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O problema era que, já este sábado, o desafio de Solskjaer não era menor. Em Londres, contra o Tottenham de Nuno Espírito Santo, o Manchester United tinha de vencer para inverter uma série de quatro jornadas sem ganhar na Premier League e não perder mais pontos para os principais rivais. Já o treinador, a título individual, tinha de vencer para continuar a ter trabalho — ainda que não esperasse que esses três pontos lhe dessem garantias.

“Tenho falado com a direção e não estou à espera de garantias de nada. Quando há uma exibição daquelas e uma série como aquela em que nós estamos, não fico à espera disso. O meu trabalho é colocar as coisas a funcionar e é isso que estou a tentar fazer. Não estou aqui para pedir garantias (…) Aquele jogo foi como se nós fôssemos um pugilista bêbedo a levar socos, a ficar KO nos primeiros quatro minutos, logo no primeiro round. Sofremos um golo, quisemos responder e abrimo-nos muito. É extraordinário como o Tyson Fury, por exemplo, mantém a compostura depois de ir ao chão umas vezes. Conta até seis ou oito e está pronto para lutar outra vez. É aí que as nossas mentalidades têm de ser melhores”, explicou Solskjaer na antevisão da visita ao Tottenham, utilizando uma curiosa analogia com o pugilista britânico, natural de Manchester, que já foi campeão do mundo de pesos-pesados.

Ora, contra o Tottenham e para não voltar a levar socos como um pugilista bêbedo, Solskjaer protegeu-se. Pela primeira vez em quase um ano, o Manchester United atuava com três centrais — Lindelöf, Varane e Harry Maguire eram todos titulares, com o francês a voltar de lesão. McTominay rendia Pogba no meio-campo, já que o médio cumpria castigo depois de ter sido expulso contra o Liverpool, e Cavani surgia no onze inicial à frente de Bruno Fernandes e perto de Cristiano Ronaldo, com Sancho, Greenwood e Rashford a começarem todos no banco. Do outro lado e depois de uma derrota com o West Ham na última jornada, Nuno Espírito Santo fazia apenas duas alterações e trocava Reguilón e Ndombele por Ben Davies e Lo Celso.

Os primeiros instantes da partida permitiram perceber desde logo qual era o objetivo de Solskjaer ao lançar Cavani: com Ronaldo a recuar muito pouco para defender, era o uruguaio quem desempenhava esse papel e procurava tapar Højbjerg, com o Manchester United a atuar num quase 3x5x1 sem bola. A primeira parte desenrolou-se de forma viva e desamarrada mas era notório que ambas as equipas tentavam proteger-se e apresentar-se com algumas cautelas, explorando as debilidades adversárias a pouco e pouco e tentando aproveitá-las para chegar com perigo ao último terço.

O Tottenham teve a primeira oportunidade do jogo, com Lucas Moura a isolar Son na grande área e o sul-coreano a atirar por cima já em desequilíbrio e na cara de De Gea (24′). O Manchester United respondeu com um cabeceamento ao lado de Cavani (25′), na sequência de um cruzamento de Bruno Fernandes, e a partida abriu definitivamente a partir desse momento. Os spurs colocaram a bola dentro da baliza por intermédio de Romero, que marcou ao segundo poste depois de um desvio de Eric Dier após um canto na esquerda (28′), mas o lance acabou anulado por fora de jogo do central. Escassos minutos depois, foi a vez de Fred atirar com muita força de fora de área, para Lloris afastar (33′), mas acabou por ser o nome inevitável a abrir o marcador ainda antes do intervalo.

Numa jogada de enorme insistência por parte dos red devils, Bruno Fernandes tirou um passe perfeito a partir da esquerda, ainda muito longe da grande área, e encontrou Ronaldo a fugir na direita, com o avançado português a atirar cruzado, de primeira e sem deixar a bola cair para bater Lloris (39′). Até ao fim da primeira parte, Lo Celso ainda ficou perto do empate, ao rematar de longe e por cima da trave (44′), mas o Manchester United foi mesmo para o intervalo a vencer e a respirar com algum alívio.

Na segunda parte, sem que nenhum dos treinadores fizesse qualquer alteração, Son voltou a ter a primeira oportunidade com um remate à entrada da grande área que passou ao lado (47′). Logo depois, porém, o Manchester United respondeu com muito perigo: McTominay soltou-se no meio-campo e isolou Cristiano Ronaldo, que atirou em força para voltar a colocar a bola no fundo da baliza mas foi apanhado em fora de jogo (48′). O jogo encaixou novamente com o avançar dos minutos e o Tottenham, apesar de ter mais bola e de jogar durante muito tempo no meio-campo adversário, não conseguia construir ocasiões nem chegar perto do último terço, permanecendo sem remates enquadrados.

Assim, Nuno Espírito Santo decidiu mexer ainda antes da hora de jogo e tirou Lucas Moura para lançar Bergwijn e tentar soltar Harry Kane, que estava totalmente fixo e perdido entre os três centrais do Manchester United e ainda não tinha tido qualquer influência na movimentação ofensiva da equipa. A eficácia dos red devils, porém, anulou qualquer tipo de tentativa do treinador português: Bruno Fernandes recuperou a bola no meio-campo, temporizou até à chegada de Cristiano Ronaldo e o avançado fintou Skipp para isolar Cavani, com o uruguaio a finalizar de forma sublime à saída de Lloris (64′). A cerca de 25 minutos do fim, a equipa de Solskjaer aumentava o balão de oxigénio, dava um quase golpe de misericórdia ao Tottenham e ficava ainda mais perto da vitória.

Espírito Santo respondeu com as entradas de Ndombele e Dele Alli para os lugares de Skipp e Lo Celso e Solskjaer também mexeu ao lançar Rashford e Matic para tirar Ronaldo e Bruno Fernandes. Contudo, até ao fim, já pouco aconteceu. O Tottenham manteve-se praticamente inofensivo e sem conseguir criar oportunidades, numa exibição para lá de pobre em que saltou principalmente à vista o total apagão de Harry Kane, e o Manchester United voltou às vitórias depois de quatro jornadas sem ganhar para a Premier League, com Rashford a fechar as contas com o terceiro golo (86′). Depois de reconhecer que a equipa pareceu um “pugilista bêbedo” contra o Liverpool, Solskjaer mostrou que ainda tem vidas, soluções e alternativas e acertou em cheio na aposta nos três centrais e na titularidade de Cavani. E, com um golo e uma assistência de Cristiano Ronaldo, soube vencer por KO.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora