A incidência em Portugal continua a aumentar: o número de casos de infeção pelo novo coronavírus por cada 100 mil habitantes já é superior a uma centena.

Este é um dos dados do mais recente boletim diário da Direção Geral da Saúde sobre a evolução da pandemia da Covid-19 no país, divulgado esta segunda-feira e que reporta mais 491 infeções detetadas e mais cinco mortes nas últimas 24 horas.

Assim, desde a chegada da pandemia a Portugal, as autoridades de saúde já detetaram mais de um milhão de casos confirmados de infeção (1.091.142). Morreram nesse período mais de 18 mil pessoas (18.162) infetadas.

O relatório confirma duas tendências: uma, menos recente, de aumento de casos diários de infeção, e outra, já mais recente, de aumento do número de pessoas internadas nos hospitais portugueses com Covid-19.

Incidência sobe: Portugal com mais de 100 casos por cada 100 mil habitantes

A incidência — o número de casos de infeção por cada 100 mil habitantes — aumentou no país. Portugal estava com 97,4 infeções por cada 100 mil habitantes; agora, após nova atualização, está com 101,5.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o R(t) — índice de transmissibilidade, que calcula em média quantas pessoas cada infetado contagia — desceu de 1,08 para 1,05.

Estão internados 360 doentes, mais 91 do que há oito dias

Em 24 horas, o número de pessoas internadas com Covid-19 em hospitais portugueses aumentou exponencialmente: estão agora hospitalizados 360 doentes, mais 25 do que 24 horas antes.

Destes 360 doentes internados, 60 (mais um do que há 24 horas) estão em unidades de cuidados intensivos, dedicadas ao tratamento dos casos mais graves de doença.

Nos últimos oito dias, o número de pessoas internadas em hospitais só não aumentou em um deles (de 28 para 29 de outubro). Ou seja, entre altas hospitalares e novos internamentos, a ocupação dos hospitais está a aumentar há quase oito dias consecutivos.

Para se perceber melhor essa variação, no boletim de domingo, 24 de outubro, a DGS comunicava que estavam internados em Portugal 269 doentes. Apenas oito dias volvidos, estão internados 360, ou seja, há mais 91 camas ocupadas.

Mais 178 novos casos do que na 2ª feira passada

O número de novos casos de infeção pelo coronavírus reportados pela DGS esta segunda-feira, 1 de novembro, é superior ao número de casos reportados no mesmo dia da semana passada (segunda-feira, 25 de outubro).

O boletim de esta segunda-feira reporta 491 novas infeções, mais 178 do que há uma semana (313).

O número de infeções detetadas diariamente pelas autoridades de saúde em Portugal está a aumentar de forma razoavelmente consistente há quase um mês — sendo que só na última semana esse aumento de casos se começou a refletir num aumento consistente do número de doentes internados em hospitais.

Neste momento, a média de casos diários dos últimos sete dias fixa-se em cerca de 809 casos. Há um mês, na segunda-feira de 4 de outubro, a média de casos diários dos sete dias anteriores era inferior a 600 casos.

Madeira com 29 novos casos, Algarve com 46 novas infeções

Em termos de distribuição geográfica, as regiões em que o número de novos casos detetados é superior continuam a ser as regiões com mais habitantes: Lisboa e Vale do Tejo, com 189, e Norte, com 125.

Na região Centro, que tem concentrado parte dos novos casos neste aumento de infeções das últimas semanas, foram detetadas 73 novas infeções, no Algarve 46 e no Alentejo 19.

Na Madeira foram reportados 29 casos detetados em apenas 24 horas e nos Açores dez.

Três das cinco vítimas mortais eram da região Centro

Das cinco pessoas que morreram em Portugal, três eram da região Centro, uma de Lisboa e Vale do Tejo e outra do Alentejo — o que reflete a propagação da pandemia e o aumento do número de novos casos na região Centro nas últimas semanas.