Num protesto durante a 26.ª Conferência sobre Mudança Climática da ONU (COP26), Greta Thunberg condenou a inação dos políticos relativamente à crise climática, entoando cânticos jocosos. “Podem enfiar a vossa crise climática pelo rabo acima” (numa tradução livre), cantou a ativista, como se vê num vídeo partilhado na sua conta de Twitter.
When in Scotland… https://t.co/QmSuLgXQ45
— Greta Thunberg (@GretaThunberg) November 1, 2021
No mesmo vídeo, Greta Thunberg discursa, rodeada de manifestantes, que aplaudem as suas palavras. Acusando as “pessoas poderosas” de falsas preocupações, por “fingirem que levam a sério o presente das pessoas já hoje afetadas pela crise climática”, garante que “a mudança não está lá dentro [da cimeira]”. Vai mais longe, reforçando que não se pode chamar aos participantes da COP26 de “líderes”.
Greta não está “oficialmente” convidada para discursar na COP26
A ativista incentiva ainda a dizer basta ao “blá, blá, blá”, à “exploração das pessoas, da natureza e do planeta” e ao “que quer que seja que [os políticos] estejam” a decidir. As pessoas estão “doentes e fartas” e, por isso, os ambientalistas vão promover a mudança, “quer eles gostem ou não”. “Nós não os vamos deixar sair impunes”, corrobora.