Num protesto durante a 26.ª Conferência sobre Mudança Climática da ONU (COP26), Greta Thunberg condenou a inação dos políticos relativamente à crise climática, entoando cânticos jocosos. “Podem enfiar a vossa crise climática pelo rabo acima” (numa tradução livre), cantou a ativista, como se vê num vídeo partilhado na sua conta de Twitter.

No mesmo vídeo, Greta Thunberg discursa, rodeada de manifestantes, que aplaudem as suas palavras.  Acusando as “pessoas poderosas” de falsas preocupações, por “fingirem que levam a sério o presente das pessoas já hoje afetadas pela crise climática”, garante que “a mudança não está lá dentro [da cimeira]”. Vai mais longe, reforçando que não se pode chamar aos participantes da COP26 de “líderes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Greta não está “oficialmente” convidada para discursar na COP26

A ativista incentiva ainda a dizer basta ao “blá, blá, blá”, à “exploração das pessoas, da natureza e do planeta” e ao “que quer que seja que [os políticos] estejam” a decidir. As pessoas estão “doentes e fartas” e, por isso, os ambientalistas vão promover a mudança, “quer eles gostem ou não”. “Nós não os vamos deixar sair impunes”, corrobora.