O número de violações registadas pelas autoridades de Inglaterra e País de Gales aumentou em 2021, atingindo o valor mais alto de sempre. A frequência de abusos sexuais aumentou em 8%, e a violência doméstica subiu 6%.

O relatório do Office for National Statistics (Instituto Nacional de Estatísticas britânico) destacou o peso das violações na totalidade dos abusos sexuais. “As violações constituíram 37% do total de abusos sexuais registados pela polícia. O número de violações este ano, acabando em junho de 2021, foi o valor anual mais alto registado até hoje (61.158 ofensas)”, divulga o relatório, que afirma que, só entre os meses de abril e junho, 17.300 violações foram registadas.

O líder do Instituto Nacional de Estatísticas, Nick Stripe, afirmou, em publicação no Twitter, que o aumento no número de registos de violações por parte das autoridades pode não significar, necessariamente, um aumento do número de casos reais:

Antes da pandemia, o número de abusos sexuais registados pela polícia estava bem abaixo da estimativa do número de vítimas do Inquérito do Crime de Inglaterra e País de Gales, com apenas uma em cada seis vítimas de violação ou abuso por penetração a reportar estes crimes à polícia”, disse Nick Stripe, pedindo “cautela” na interpretação dos números.

O investigador disse, também no Twitter, que várias razões podiam justificar esta subida:

O aumento pode dever-se à maior facilidade de as vítimas reportarem os crimes, com o relaxamento dos confinamentos, a um aumento de vítimas, ou a uma maior iniciativa das vítimas em reportar estes incidentes, provavelmente devido aos casos mediáticos e campanhas recentes”.

Um desses casos mediáticos, o rapto, violação e assassinato de Sarah Everard, de 33 anos, por Wayne Couzens, um polícia londrino de 48 anos, em março deste ano, provocou uma onda de protestos e vigílias no Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Polícia que violou e assassinou Sarah Everard condenado a prisão perpétua

A pandemia da Covid-19 alterou profundamente o tipo de crime praticado nos dois países britânicos. O aumento das queixas relacionadas com “fraudes (32%) e uso indevido de computadores (85%)” e meios tecnológicos em relação aos valores pré-pandémicos levou a uma subida na totalidade de crimes em 2021, apesar de o nível de criminalidade geral não relacionado com estas duas categorias ter descido em 14%.