O último colapso parcial do cone do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, deixou à vista um novo rio de lava onde foi encontrado um mineral valioso, a olivina. Segundo o jornal espanhol, ABC, esta é uma das descobertas mais recentes entre os materiais magmáticos expelidos pelo vulcão.

Numa publicação do twitter, o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), sublinha que é normal os vulcões produzirem materiais como este cristal de olivina das lavas mais recentes.

Olivina é um mineral considerado uma pedra semi-preciosa e a sua descoberta não é surpresa para os cientistas visto que está presente nas rochas ígneas (eruptivas). O cristal faz parte de peças de joalharia e encontra-se normalmente nas Ilhas Canárias devido à sua origem vulcânica, em zonas de Charco de los Clicos ou Charco Verde e em Los Hervideros, na ilha de Lanzarote, recorda o jornal espanhol.

A pedra olivina tem um tom esverdeado característico e para além da sua beleza e da sua utilização em jóias, é importante em geologia e mineralogia porque durante muito tempo foi um enigma científico.

La Palma registou na madrugada de 3 de novembro um sismo de magnitude 5 na escala de Richter, o maior a afetar a ilha desde o início da erupção do vulcão de Cumbre Vieja.

Maior terramoto em La Palma desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, ativo desde 19 de Setembro, já destruiu mais de 2.500 edifícios, e aumentou consideravelmente a atividade sísmica da ilha.