Em vez de marcar presença num debate no parlamento, Boris Johnson visitou um hospital e está a motivar polémica por ter sido visto a percorrer os corredores sem máscara.

O primeiro-ministro viajou para Hexham, no nordeste da Inglaterra, para visitar um centro de diagnóstico do NHS [Sistema Nacional de Saúde britânico], o que o impediu de ir ao debate de emergência sobre a tentativa de mudar regras na suspensão do deputado Owen Paterson.

O secretário de saúde, Jonathan Ashworth, condenou veemente a atitude de Johnson na sua conta de Twitter, criticando-o por ser “demasiado cobarde para comparecer no parlamento para defender as desprezíveis peripécias do governo corrupto dos últimos dias”.

Durante a visita ao hospital Hexham, em Northumberland, o primeiro-ministro é ainda visto a cumprimentar profissionais de saúde com o cotovelo, também sem proteção facial. Noutros pontos da visita, em salas com doentes, aparece com máscara.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O gabinete do primeiro-ministro  salvaguardou, no entanto, que Johnson seguiu as diretrizes estabelecidas pelo NHS trust [Sistema Nacional de Saúde de Inglaterra e País de Gales].

Esta situação acontece também numa altura em que a Covid-19 se dissemina pelo parlamento britânico, tendo-se registado 114 casos entre 4 de outubro e 5 de novembro. Um documento enviado aos funcionários de Westminster, citado pelo The Guardian, avisou que o risco de transmissão de Covid-19 “aumentou”. Apesar disso, muitos deputados conservadores continuam sem usar máscara, inclusive o líder da Câmara dos Comuns, Jacob Rees-Mogg, no debate de segunda-feira.

Não é a primeira vez que Boris Johnson está envolvido em polémicas relativas à não utilização de proteção individual. Na COP26, foi fotografado ao lado de David Attenborough, locutor de rádio com 95 anos, sem máscara.