Os profissionais de primeira linha do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) vão ter de ser vacinados contra a Covid-19, segundo uma informação avançada pela BBC, mas ainda não comunicado pelo governo do Reino Unido.

Os cerca de 80 a 100 mil funcionários do NHS, em Inglaterra, ainda não vacinados terão até à próxima primavera para receberem ambas as doses da vacina contra a Covid-19, segundo o jornal.

Para os trabalhadores nos lares de idosos em Inglaterra, o limite para ser vacinado termina esta quinta-feira, momento a partir do qual podem ser impedidos de ir trabalhar. A medida provocou a saída de vários profissionais.

Os médicos receiam que a imposição da vacinação leve à saída de médicos do NHS que já está a trabalhar com o limite mínimo de profissionais de saúde.

Como cada um dos países do Reino Unido tem autonomia em termos das decisões relacionadas com a saúde, ainda não existem indicações que qualquer um dos outros países torne a vacina obrigatória para os profissionais do NHS ou dos lares. Mas também é verdade que o número de infeções com SARS-CoV-2 é incomparavelmente maior em Inglaterra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR