Face ao aumento de casos nos últimos dias, António Lacerda Sales considera “ser natural” que haja um “reforço acentuado” das medidas contra a pandemia. Para o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, faz sentido voltar a algumas restrições como o regresso ao teletrabalho parcial, o uso de máscara em espaços fechados e em abertos com “grandes conglomerados”, a manutenção do distanciamento físico e “eventualmente a uma testagem mais acentuada”.

“A mensagem que se deve passar é de cautela, de prevenção, de reforço das medidas e é essa mensagem que queremos passar para todos os cidadãos portugueses porque foi assim que conseguimos vencer outras fases da pandemia e vamos conseguir vencer esta fase também”, afirmou o secretário de Estado adjunto da Saúde.

Em declarações à RTP3, Lacerda Sales garantiu que antes de todas estas medidas é preciso ouvir os peritos e os técnicos do Infarmed. “Vamos ouvi-los como sempre fazemos para perceber quais são as suas opiniões”, disse, acrescentando que o Governo toma decisões políticas em função daquilo que os especialistas defendem.

“Campanha de vacinação tem sido um sucesso”

Lacerda Sales indicou também que 560 mil pessoas já receberam uma dose de reforço contra a Covid-19 e que 1,3 milhões de pessoas já tomaram a vacina da gripe.

Confrontado pelos jornalistas por o país não estar a obter o número de vacinação desejáveis nos idosos, o secretário de Estado rejeita a ideia, salientando que que a “campanha de vacinação está a ser um sucesso” e que o país está a desenvolver um “esforço de linha dupla vacinal”.

“Temos estado a evoluir gradualmente”, diz Lacerda Sales, acrescentando que Portugal “garantidamente” atingirá as “metas” de vacinação. “Vamos continuar com este esforço, vamos continuar a vacinar, temos Casa Aberta para maiores de 75 anos e vamos vacinar durante o fim de semana.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR