A Igreja Católica em Portugal está a investigar internamente — e remeteu também para o Ministério Público — uma suspeita de abusos sexuais alegadamente cometidos contra menores há mais de 30 anos por um sacerdote em Faro, confirmou ao Observador a diocese do Algarve.
O caso foi exposto há cerca de dois meses por uma das alegadas vítimas, Telmo Simão, durante uma entrevista ao apresentador Manuel Luís Goucha, no programa “Goucha” emitido no dia 6 de outubro. Na entrevista, o homem — que em tempos foi a única criança a viver na ilha de Faro — explicou como aos nove anos de idade foi parar à Casa dos Rapazes, uma IPSS situada na cidade de Faro.
Segundo Telmo Simão, que em criança havia sido abandonado pela mãe, foi o presidente da câmara municipal de Faro que o convidou para passar a residir naquela instituição, que lhe daria uma oportunidade de conviver com outras crianças e de aprender a ler e a escrever.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.