Foi oficialmente revelada a nova Opel Sports Tourer, a variante familiar da marca alemã no segmento compacto que, à semelhança do que acontece com a berlina, é montada sobre a plataforma modular EMP2 da Stellantis, a que recorrem igualmente o Citroën C4 e o Peugeot 308. A chegada aos principais mercados europeus está programada para o início do próximo ano. Em Portugal, a carrinha germânica é aguardada sensivelmente um mês após a introdução do cinco portas, o que acontece no final do primeiro trimestre.

A nova base permitiu à station wagon germânica ganhar em espaço e em versatilidade, sem contudo crescer em comprimento. Pelo contrário, com 4,642 m de comprimento, 1,860 m de largura e 1,480 m de altura, a nova Astra Sports Tourer mede menos 6 cm do que o modelo que vem substituir, mas cresce 7 cm na distância entre eixos, oferecendo maior amplitude de movimentos para quem segue a bordo. Face ao Astra de cinco portas, a carrinha é 5,7 cm mais longa, com a diferença centrada na distância entre eixos, que oferece a vantagem de reforçar o carácter prático e a volumetria da mala, cujo plano de carga está fixado nos 60 cm de altura.

Astra já em Portugal e à venda a partir de 25.600€

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Um dos destaques da última geração desta station wagon antes de a Opel se despedir dos motores de combustão (em 2028) é, justamente, o sistema que a marca designa de “Intelli-Space”. Na prática, isto aporta uma optimização da bagageira nas versões a gasolina ou a gasóleo, graças a um piso de carga móvel que pode ser ajustado em diferentes posições (mais para cima ou mais para baixo), num ângulo de 45 graus. Segundo a marca, este reposicionamento executa-se com facilidade e com apenas uma mão. Na configuração normal, isto é, com todos os lugares funcionais, a carrinha alemã acomoda 608 litros, valor que cresce até um máximo de 1634 litros com o rebatimento das costas dos bancos de trás. Já nas versões híbridas plug-in, como a bateria de iões de lítio se encontra sob o piso da bagageira, o volume da mala baixa para 548 e 1574 litros, respectivamente.

Com a nova frente da Opel e disponibilizando a mais recente versão dos faróis de matriz de LED Intelli-Lux LED Pixel, que já conhecemos dos Insignia e Grandland, com 168 díodos emissores de luz, a nova Astra Sports Tourer resgata também a solução “Pure Panel” para o interior. Ou seja, o condutor tem à sua frente um painel de instrumentos digital de 10 polegadas e, logo ao lado, o display do sistema de infoentretenimento com a mesma dimensão. Isto confere ao habitáculo um aspecto mais clean, despojado de comandos físicos, tendo os designers aproveitado isso mesmo para conceber um tablier de aspecto mais moderno e linhas rectilíneas. Essa imagem mais tech pode ser reforçada, opcionalmente, com um head up display e câmara de 360º. De resto, à frente, os ocupantes do veículo podem ainda ser brindados com viagens mais confortáveis, cortesia dos bancos com certificação AGR (Aktion Gesunder Rücken), sinónimo de mais ergonomia.

Sob o capot, a oferta de motorizações da carrinha é exactamente a mesma da berlina. A gasolina e a gasóleo, as alternativas vão para potências entre 110 e 130 cv, motores sempre associados a uma caixa manual de seis velocidades. Opcionalmente, será proposta uma transmissão automática de oito relações para as mecânicas mais potentes, o que inclui as versões híbridas plug-in (nesse caso, a caixa é electrificada). A Opel é parca nos detalhes acerca da Sports Tourer PHEV, mas o mais natural é que não haja qualquer disparidade face ao conjunto já proposto no Astra de cinco portas e na Peugeot 308 SW. Assim, são expectáveis duas versões, uma com 180 cv e outra com 225 cv de potência, tendo sempre como “alma térmica” o motor 1.6 Turbo e como suporte eléctrico uma bateria de 12,4 kWh de capacidade bruta, capaz de permitir circular aproximadamente 60 km em modo zero emissões. O primeiro PHEV a ser lançado em Portugal é o menos possante, pois a versão de 225 cv só será introduzida posteriormente. Em qualquer dos casos, a Opel está apostada em propor preços competitivos. Em igualdade de equipamento e de motorização, face à berlina, é de esperar que a nova Astra Sports Tourer exija apenas um investimento adicional de 1000€. Significa isto que a Sports Tourer 1.6T PHEV de 180 cv será comercializada por valores a partir de 38.300€.

Finalmente, no que respeita aos sistemas de assistência à condução, a Astra Sports Tourer proporá viagens mais tranquilas e seguras com o sistema Intelli-Drive 2.0. Cinco radares, vários sensores ultrassónicos e quatro câmaras combinam-se para proporcionar funcionalidades como manutenção do veículo na respectiva faixa de rodagem e cruise control adaptativo, com detecção de mãos fora do volante.