Alexa, assistente virtual da Amazon, como resposta a um pedido da menina de 10 anos, propôs que a criança colocasse um carregador de telemóvel numa tomada e depois encostasse uma moeda. A situação foi exposta pela mãe da criança, Kristin Livdahl, no Twitter.

Nos comentários da publicação, a mãe explica que estavam a fazer alguns exercícios físicos que viram num canal de Youtube, mas a criança queria outra atividade. Foi quando o aparelho de inteligência artificial, que, refere a mãe, normalmente é usado para ouvir música e podcasts, sugeriu fazer “o que encontrou na web”. A reação de Livdahl foi gritar: “Não, Alexa, não!”, contudo ressalva que a filha é “muito inteligente para fazer algo assim”.

A Amazon informou que “agiu rapidamente” para evitar que a Alexa volte a recomendar tal atividade no futuro. “A confiança do cliente está no centro de tudo o que fazemos e a Alexa foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos clientes”, reagiu a empresa num comunicado, citado pela BBC.

Esta atividade, conhecida como “o desafio da moeda”, começou a circular no TikTok há cerca de um ano e é perigosa, uma vez que os metais conduzem eletricidade e inseri-los em tomadas elétricas pode causar choques elétricos e incêndios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR