Um total de 125 passageiros que chegaram à cidade de Amritsar, no norte da Índia, num voo proveniente de Itália, testaram positivo à Covid-19.

As autoridades de saúde confirmaram que todos serão colocados em isolamento.

Estes 125 indivíduos estavam entre 179 passageiros num voo que partiu de Milão e aterrou em Amitsar, na tarde de quarta-feira.

Os relatórios apresentados afirmam que dos 160 passageiros testados (as crianças que viajaram no avião estavam isentas de testagem), 125 revelaram-se positivos.

Imagens mostraram ambulâncias à porta do aeroporto de Amitsar para transportar os passageiros que se amontaram nos portões de entrada do local.

Índia reportou mais de 90.000 casos de infeção pelo vírus SARS-Cov-2 na quinta-feira – um número seis vezes maior do que o reportado na semana anterior, ligado à variante Ómicron, informaram os especialistas.

O país lamentou mais 325 mortes nas 24 horas de quinta-feira, mas apenas uma dessas fatalidades estava relacionada com a variante.

As autoridades dizem que a variante Ómicron tem sido predominante nas cidades indianas e que devem ser evitados ajuntamentos com grande número de pessoas.

Os estados de Maharashtra, West Bengal, Delhi, Kerala, Tamil Nadu, Karnataka e Jharkhandtêm levantado “grandes ondas de preocupação”, com um grande aumento de casos e de taxa de positivdade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Índia reportou, até quinta-feira, mais de 35 milhões de casos de infeção de Covid-19 e cerca de 482.000 mortes causadas pelo vírus.

Uma segunda vaga desastrosa assolou o país entre abril e maio de 2021, com o número de casos positivos e mortes a esgotar as camas de hospitais, oxigénio e medicamentos.

Especialistas e médicos receiam que os serviços de saúde descarrilem — especialmente devido às eleições que irão decorrer na Índia, que, normalmente, levam a grandes ajuntamentos e manifestações.

Um grande número de estados, incluindo Delhi e Maharashtra, têm reintroduzido limitações e recolher obrigatório para limitar esses ajuntamentos e reduzir o alastrar do vírus.