Foi descoberto o maior fóssil de um predador marinho que habitava o Reino Unido na era dos dinossauros.

O espécime de 10 metros, com cerca de 180 milhões de anos de um Ichthyosaurus foi descoberto na Reserva Marinha Natural de Rutland, por Joe Davis, responsável pela equipa de conservação da Rutland Wildlife Trust. O achado deu-se quando se realizava a dragagem, em fevereiro do ano passado, de uma ilha localizada numa lagoa em Rutland.

O réptil, semelhante a um golfinho, variava entre um e 21 metros de comprimento. Além de ser o maior, é o mais completo fóssil da sua espécie – conhecida como “dragão marinho” – a ser descoberto no Reino Unido.

“É ótimo poder aprender tanto com esta descoberta e pensar que esta criatura maravilhosa já nadou no mar onde nos encontramos”, contou Joe Davids, segundo a BBC.

Eu vi algo que parecia orgânico a sair da lama”, explicou. “Já tinha encontrado esqueletos de baleias e de golfinhos enquanto trabalhava nas [ilhas] Hébrides. Em conjunto com o meu colega Paul Trevor, seguimos o que parecia ser uma espinha e encontrámos algo que poderia ser um maxilar. Não conseguíamos acreditar!”.

A análise e escavação do fóssil, realizada entre agosto e setembro de 2022, ficou a cargo do paleontólogo Dean Lomax, perito nesta espécie de dinossauro. “O Reino Unido é o local de nascimento dos Ichthyosaurus – os seus fósseis têm sido desenterrados aqui há mais de 200 anos”, explicou.

Esta espécie surgiu há cerca de 250 milhões de anos, durante o Período Triássico, e calcula-se que tenha sido o maior predador marinho do Período Jurássico, segundo o Museu de História Natural do Reino Unido. A espécie extinguisse há cerca de 90 milhões de anos.

O novo espécime vai continuar a ser analisado por uma equipa de paleontólogos num local não identificado, mas que se localiza em Shropshire. Espera-se que o fóssil possa regressar a Rutland, onde será exposto de forma permanente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR