A Oitante, fundo que recebeu os ativos do Banif (que não foram adquiridos pelo Santander) aquando do colapso do banco, já pagou quase 95% do empréstimo que na altura lhe foi concedido pelo Santander. No ano de 2021 foram devolvidos mais 160,5 milhões, elevando para 707 milhões de euros o valor total que a entidade já devolveu ao Fundo de Resolução.

Em comunicado de imprensa divulgado esta quarta-feira, a Oitante diz que está cumprido o reembolso de 94,8% da dívida que ascende, no total, a 746 milhões de euros. Esse é um empréstimo que tem de ser pago até dezembro de 2025, ou seja, até 10 anos após a resolução que foi feita no final de 2015.

“Durante o mês de dezembro de 2021 a Oitante concentrou o pagamento de 79,5 milhões de euros indo, dessa forma, ao encontro do objetivo para que foi criada, a maximização do valor dos seus ativos para posterior alienação”, pode ler-se no comunicado. Apesar dos impactos da pandemia da Covid-19 a estratégia desenvolvida permitiu manter, com o rigor e o profissionalismo de uma equipa dedicada, níveis de eficiência que garantem o cumprimento das metas definidas”, acrescenta.

A entidade só nos próximos meses irá revelar qual foi o resultado do exercício de 2021, momento em que irá indicar se paga dividendos ao Fundo de Resolução. Em 2020, a Oitante obteve um lucro de 12,7 milhões de euros, menos 63,3% do que em 2019, e pagou pela primeira vez dividendos ao Fundo de Resolução – 15 milhões de euros.

(Notícia corrigida às 15h35 com fonte do empréstimo concedido à Oitante.)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR