785kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fundo de Resolução

BES

Ativos do BES são insuficientes para credores

O BES teve um prejuízo de 3 mil milhões de euros devido precisamente ao reconhecimento de 2,7 mil milhões de euros de créditos do Fundo de Resolução.
Novo Banco

Fundo de Resolução não tem de dar 169 milhões a NB

O Supremo Tribunal de Justiça considerou "improcedente" o recurso apresentado pelo Novo Banco, num caso relacionado com custos que o banco quis imputar ao Fundo de Resolução.
Economia

Fundo de Resolução confirma que receberá creditos

Segundo a entidade, "ficaram, assim, totalmente confirmadas as decisões judiciais de 1.ª e 2.ª instâncias que haviam reconhecido e qualificado como privilegiados os créditos do Fundo de Resolução.
BES

Fundo de Resolução esgota tudo o que o BES mau tem

Depois de ter havido recurso para o Supremo Tribunal de Justiça, o tribunal superior decidiu manter a decisão que já vinha de trás. Fundo de Resolução é credor privilegiado do BES mau e fica com tudo.
Novo Banco

NB. Fundo de Resolução credor de 66 milhões

Fundo de Resolução tinha direito a 66 milhões de euros pela recuperação das perdas do Novo Banco com o antigo BESA em Angola no final de 2022, que foi o primeiro ano em que não pagou nada.
Novo Banco

Novo Banco liberto de Bruxelas. O que significa?

O Novo Banco deve ficar liberto das amarras de Bruxelas. Mas o que isso significa? As injeções de capital ao abrigo do capital contingente deixam de existir?
Novo Banco

Novo Banco. Travão de Leão pode custar 5 milhões

Ex-ministro das Finanças autorizou injeção de 429 milhões em 2021, mas suspendeu parte do pagamento. Validação demorou seis meses e concluiu que o dinheiro era devido ao Novo Banco que reclama juros.
Fundo de Resolução

"Buraco" do Fundo de Resolução diminui

O relatório e contas do Fundo de Resolução revela que em 2021, o fundo registou um aumento dos recursos próprios em 107,2 milhões de euros.
Novo Banco

Novo Banco não espera resolução de "diferendos"

Administrador financeiro diz que "subsistem duas diferenças que resultam de divergências, entre o Novobanco e o Fundo de Resolução" tendo em conta que o banco tem ainda 485 milhões de euros.
Novo Banco

Novo Banco. Deputados vão ouvir TdC e FdR 

Os deputados da COF aprovaram o requerimento do PSD ao financiamento público e à gestão do Novo Banco. "Os partidos acham que a auditoria é importante com elementos importantes sobre esta matéria".
Novo Banco

Novo Banco. FdR não autorizou "1 em cada 4" vendas

O Fundo de Resolução disse que levou a cabo um "escrutínio cuidado e rigoroso" das operações que lhe são submetidas pelo Novo Banco. Fundo garante que "salvaguardou efetivamente o interesse público".
Novo Banco

Lucrou 60% (ou mais) quem comprou ativos ao NB

Auditoria do Tribunal de Contas diz que Estado e BdP não protegeram interesse público e acusa a gestão de vender ativos a preços que permitiram grandes mais-valias, passando a fatura ao contribuinte.
Banif

Estado livra-se da garantia dada à dívida do Banif

Fundo que recebeu os ativos do Banif (que Santander não quis) pagou todo empréstimo que recebeu. Aumenta a margem para Fundo de Resolução receber mais dividendos, diz Máximo dos Santos ao Observador.
Novo Banco

BE. "Novo Banco manipula para maximizar injeções"

Nova auditoria da Deloitte já chegou aos deputados mas é confidencial. Mortágua pede divulgação e adianta que a auditoria mostra que o Novo Banco maximiza as perdas para pedir mais dinheiro ao Estado.
Novo Banco

Novo Banco vai pedir mais de 200 milhões ao Estado

Banco liderado por António Ramalho vai anunciar lucros de quase 200 milhões mas vai fazer nova chamada de capital ao Fundo de Resolução. E uma lei lançada pelo PEV em 2020 explica boa parte do pedido.
Fundo de Resolução

Fundo ex-Banif já reembolsou 95% do empréstimo

Fundo que ficou com os ativos do Banif que o Santander não quis, Oitante, já devolveu ao mesmo banco 707 milhões de euros, quase 95% do empréstimo que foi feito aquando da resolução.
Fundo de Resolução

Fundo de Resolução com défice de 7,3 mil milhões 

Contas de 2020 indicam saldo negativo de 7.314,7 milhões de euros. É um agravamento face ao ano anterior, mas Fundo que paga ao Novo Banco diz que foi o menor agravamento desde 2015.
Novo Banco

Novo Banco está a "rever" decisão do tribunal

À data da sentença, o valor do litígio ascendia a 169 milhões de euros, montante que o FdR teria de pagar ao Novo Banco caso a sentença não lhe fosse favorável.
Novo Banco

Fundo não tem de pagar 169 milhões a Novo Banco

Tribunal Arbitral conclui que Fundo de Resolução não terá de pagar os 169 milhões de euros reclamados pelo Novo Banco na sequência da mudança de regras contabilísticas. Há mais litígios em avaliação.
Novo Banco

Executar empresas de Vieira podia dar 150 milhões

Executar garantias de empresas de Luis Filipe Vieira poderia dar 150 milhões ao Novo Banco, mas havia perdas e riscos muito significativos. Reestruturar foi opção menos má, mas tem debilidades.
Justiça

Como Vieira terá enganado o Fundo de Resolução

MP diz que Novo Banco foi prejudicado em 82 milhões de euros. Vieira ter-se-á apropriado de 8 milhões que foram compensados pelo Fundo de Resolução. Líder do Banco do Fomento referenciado nos autos.
Novo Banco

Novo Banco. Tribunal rejeita pedido de 112 milhões

Novo Banco interpôs providência cautelar para receber os 112 milhões que considera estarem em falta na transferência feita pelo Fundo de Resolução este ano. Decisão do tribunal alvo de recurso.
Novo Banco

Novo Banco espera lucros de 154 milhões este ano

Informação consta do relatório da comissão de acompanhamento do banco. Para 2022 o Novo Banco espera lucros de 279 milhões de euros e 288 milhões de euros em 2023.
Novo Banco

Governo condiciona parte da injeção no Novo Banco

Despacho das Finanças a autorizar despesa do Fundo de Resolução condiciona pagamento de mais de 100 milhões de euros à conclusão de diligências em curso sobre opção do banco que penalizou o capital.
Novo Banco

Empréstimo da banca atrasa reembolso ao Estado

Fundo de Resolução fechou empréstimo com sete bancos para financiar injeção de 429 milhões no Novo Banco. Operação deverá atrasar reembolsos do Fundo ao Estado.
Novo Banco

Empréstimo da banca para o NB já foi fechado

O empréstimo da banca ao Fundo de Resolução (FdR) para financiar o Novo Banco foi formalizado na segunda-feira e totaliza 475 milhões de euros, que podem ser utilizados até 2022.
Novo Banco

Novo Banco "tentou abusar" do mecanismo das perdas

João Freitas, Secretário Geral do Fundo de Resolução e Diretor do Departamento de Resolução do Banco de Portugal, diz que Novo Banco tentou usar abusivamente o mecanismo que compensa pelas perdas.
Comentário

"Mário Centeno parece ministro e não Governador"

Ouvido na Comissão de Inquérito ao Novo Banco, o Governador do Banco de Portugal centrou-se na resolução do BES, em 2014, e não na venda do Novo Banco. A análise do editor de Economia, Nuno Vinha.
Novo Banco

Como o Fundo explicou que não foi complacente 

Presidente do Fundo de Resolução deu exemplos para provar que não foi complacente com o Novo Banco que, admite, tentou "apressar" perdas. E avisou que não pagar último cheque será mau para todos.
Fact Check

Estado coloca mais 1,6 mil milhões no Novo Banco?

Valor está previsto no contrato com a Lone Star, numa medida de recurso para garantir a solvabilidade do banco. Mas resultados da instituição afastam essa necessidade.
Novo Banco

Auditoria não impede injeções no Novo Banco

Fundo de Resolução e Banco de Portugal concordam que auditoria do Tribunal de Contas não impede pagamentos ao Novo Banco. E dizem que vão cumprir recomendações (caso não o tenham feito ainda).
Novo Banco

Fundo de Resolução rejeitou venda da GNB Vida

O Fundo de Resolução recusou vender a seguradora GNB Vida por 81 milhões de euros. O preço resultou de negociações mantidas entre o Novo Banco e a Apax Partners, acompanhadas pelo Fundo de Resolução.
Fundo de Resolução

NB. Os 638 milhões poderão "originar pagamentos"

Aquando da entrega do relatório, o Fundo de Resolução já tinha dito que o valor injetado no banco em 2020 relativo às contas de 2019 foi inferior em 640 milhões às perdas abrangidas pelo CCA.
Novo Banco

BE. Novo Banco cumpre, não precisa de mais capital

Deputada do Bloco defende que, com o alívio das regras pelo BCE, o Novo Banco já cumpre rácios e não precisa de receber mais 600 milhões. E avisa que sobrecapitalizar pode ajudar à compra do EuroBic.
Novo Banco

Auditoria ao Novo Banco. Perdas superaram injeções

Auditoria da Deloiite ao Novo Banco indica que até ao final de 2019, 640 milhões de perdas em ativos protegidos não foram cobertas. Fundo de Resolução analisa resultados antes de aprovar nova injeção.
Novo Banco

A última (?) injeção no Novo Banco em 10 questões

Banco quer injeção de 600 milhões, mas, pela primeira vez, pode receber menos do que pediu. Fundo de Resolução admite retirar 166 milhões. Governo e partidos ainda terão de esgrimir argumentos.
Fact Check

Passos e Costa esconderam impacto do Novo Banco?

Auditoria do Tribunal de Contas à instituição aponta o dedo a ex e atual primeiro-ministro. Passos e Costa não "minimizaram o impacto [do financiamento] na sustentabilidade das finanças públicas".
Fundo de Resolução

Banca alerta para situação "insustentável"

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, afirma que a perda de competitividade gerada pelas contribuições "penaliza" a capacidade de "investimentos necessários" para a modernização.
Banca

União Bancária desunida sobre as perdas na banca

Líder do mecanismo único de supervisão tinha pedido a criação de um "banco mau" à escala europeia, mas a presidente da resolução europeia vem, agora, defender exatamente o contrário.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos