789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rio apanha boleia da TAP, castiga no Novo Banco e recupera Sócrates

Este artigo tem mais de 2 anos

Líder do PSD aproveitou o terceiro dia para voltar a garantir que vai privatizar a TAP se for eleito primeiro-ministro, questionar a "pipa de massa" no Novo Banco e para comparar Costa a Sócrates.

ELEIÇOES LEGISLATIVAS: Rui Rio, lider do Partido Social Democrata (PSD), durante uma arruada em Castelo Branco, no terceiro dia de campanha para as eleições legislativas que se realizaram no próximo dia 30 de Janeiro. 18 de Janeiro de 2022, Castelo Branco TOMÁS SILVA/OBSERVADOR
i

Se for eleito primeiro-ministro e “na melhor oportunidade que tiver”, Rio vai mesmo tentar uma "saída airosa" e privatizar a TAP

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Se for eleito primeiro-ministro e “na melhor oportunidade que tiver”, Rio vai mesmo tentar uma "saída airosa" e privatizar a TAP

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

De Setúbal ao Fundão, com uma paragem por Castelo Branco, 300 quilómetros, um par de declarações aos jornalistas, uma sessão de esclarecimento, mais um exercício de tiro ao alvo chamado António Costa. Rui Rio começou o terceiro dia oficial de campanha a transpirar confiança e acabou a tremer — mas de frio, porque a confiança continua nos píncaros na comitiva social-democrata.

Embalado pelo conforto que vai sentido nas ruas — incomparavelmente superior ao que sentia durante a campanha para as legislativas 2019 — Rui Rio aproveitou a pequena arruada em Setúbal, bastião da esquerda onde o PSD costuma ser um mero ator secundário, para jogar com as probabilidades. “É muito mais difícil sair a sorte grande. Jogo muitas vezes no totoloto e nunca me saiu nada que se visse. Agora, tenho confiança que vou ganhar as eleições. É isso que noto na rua.”

[Pode ouvir aqui a reportagem da Rádio Observador com a campanha do PSD em Setúbal]

Rio tenta a “sorte grande” em terra de comunistas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se a “vigarice” das sondagens é o combustível que faz Rio ficar picado, a TAP deu-lhe o pretexto perfeito para voltar a atacar António Costa. Em Castelo Branco, e depois de mais uma sessão a que se convencionou chamar “contacto com a população” e que não é mais do que desfile da bolha de jornalistas, repórteres de imagens, militantes e jotas coreografados, cabos, câmaras, apertões e cotoveladas em que a população é praticamente a única que não contacta com o líder, o líder social-democrata não deixou de comentar as palavras de David Neleeman e acusou António Costa de ter “faltado à palavra” sobre o papel do empresário na TAP.

O mais importante, insistiu o social-democrata, é mesmo o futuro da companhia aérea e, sobre isso, Rui Rio não tem dúvidas: se for eleito primeiro-ministro e “na melhor oportunidade que tiver”, vai mesmo tentar uma “saída airosa” e privatizar a TAP. “Não vamos continuar a ter uma TAP que ora perde 50, 100 ou 150 milhões”, sentenciou Rio.

ELEIÇOES LEGISLATIVAS: Rui Rio, lider do Partido Social Democrata (PSD), durante uma arruada em Setubal, no terceiro dia de campanha para as eleições legislativas que se realizaram no próximo dia 30 de Janeiro. 18 de Janeiro de 2022, Setubal TOMÁS SILVA/OBSERVADOR ELEIÇOES LEGISLATIVAS: Rui Rio, lider do Partido Social Democrata (PSD), durante uma arruada em Castelo Branco, no terceiro dia de campanha para as eleições legislativas que se realizaram no próximo dia 30 de Janeiro. 18 de Janeiro de 2022, Castelo Branco TOMÁS SILVA/OBSERVADOR ELEIÇOES LEGISLATIVAS: Rui Rio, lider do Partido Social Democrata (PSD), durante uma arruada em Castelo Branco, no terceiro dia de campanha para as eleições legislativas que se realizaram no próximo dia 30 de Janeiro. 18 de Janeiro de 2022, Castelo Branco TOMÁS SILVA/OBSERVADOR ELEIÇOES LEGISLATIVAS: Rui Rio, lider do Partido Social Democrata (PSD), durante uma arruada em Setubal, no terceiro dia de campanha para as eleições legislativas que se realizaram no próximo dia 30 de Janeiro. 18 de Janeiro de 2022, Setubal TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Como as críticas são como as cerejas, depois da TAP logo veio o Novo Banco e a “pipa de massa” que se gastou sem se conferir a fatura e a demissão dos 12 chefes de equipa das urgências do Hospital de Beja, prova provada da incompetência do Governo na Saúde.

Por falar em cerejas, Rio terminou o dia no Fundão, para mais uma sessão de esclarecimento, desta vez dedicada ao tema da Educação e novamente com a dupla de atores que o PSD recuperou da última campanha para as legislativas, responsáveis por fazerem uma espécie de rábula humorística em jeito de revista à portuguesa que arranca sempre alguns sorrisos — sobretudo de constrangimento.

Ora, e como a rábula era sobre os jovens que tiram o “canudo” e que têm de emigrar, lá veio a referência ao senhor que foi Paris e acabou em Évora — José Sócrates, entenda-se. Rio aproveitou o empurrão e atirou de novo ao modelo económico protagonizado por António Costa, uma continuação, alega o social-democrata, da receita desastrosa que o PS tem imposto ao país em 20 dos últimos 27 anos.

Rio chegou mesmo a comparar Costa a José Sócrates, que “distribui o que tinha e não tinha” e acabou por conduzir o país a bancarrota. Para o social-democrata, pouco os distingue, a não ser uma “conjuntura mais favorável” e o cuidado de, pelo menos, ter o cuidado de “distribuir apenas o que tem”.

O caminho escolhido pelo socialista, insistiu Rio, continuará a impedir que o país tenha um crescimento sustentado. “Não cuidamos do futuro”, lamentou o presidente do PSD, defendendo mais uma vez que sem uma política voltada para as empresas – e são elas que criam emprego – não será possível pagar melhores salários.

ELEIÇOES LEGISLATIVAS: Rui Rio, lider do Partido Social Democrata (PSD), durante uma sessão de esclarecimentos no Fundão, no terceiro dia de campanha para as eleições legislativas que se realizaram no próximo dia 30 de Janeiro. 18 de Janeiro de 2022, Fundão TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Numa curta intervenção, Rio lançou algumas ideias: garantir que há mais rigor e menos despesismo na gestão das contas públicas, políticas concretas de capitalização das empresas, para relançar o crescimento, uma conta-corrente entre a Administração Pública e os fornecedores, para impedir que as empresas recebam a tarde e a más horas do Estado, e uma política de Educação de mãos dadas com a Ciência e com a Inovação, de forma a melhor a produtividade do país, a qualidade do que é produzido, a competitividade e, finalmente, o nível de salários praticados.

Mais tarde, e já depois de algumas perguntas da audiência, Rio voltou a acusar Costa de estar a tentar “amedrontar” os portugueses ao dizer que o PSD quer privatizar a Saúde e atirar as pensões para a bolsa de valores. O frio glaciar que se fazia sentir no Fundão não convidava a mais esclarecimentos e a caravana seguiu o seu caminho.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora