A infanta Cristina e o marido Iñaki Urdangarin anunciaram esta segunda-feira que decidiram “de comum acordo, interromper a relação conjugal”, segundo um comunicado enviado à EFE, citado pelo El Mundo, no qual sublinharam que o compromisso com os seus quatro filhos “permanece intacto”.

Cristina e Iñaki. A história da relação que continua a abalar a coroa espanhola

“De comum acordo, decidimos interromper a nossa relação matrimonial. O nosso compromisso para com os nossos filhos permanece intacto. Dado que se trata de uma decisão privada, pedimos o maior respeito de todos os que nos rodeiam”, lê-se na breve declaração em que formalizam a decisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os ex-duques de Palma, que casaram a 4 de outubro de 1997 em Barcelona, não deram mais pormenores sobre os termos em que é feita a separação, que terá sido motivada pelas fotografias, divulgadas na última semana, em que Urdangarin aparece de mãos dadas com uma colega de trabalho de um escritório de advocacia em Vitória (País Basco), revelando-se, assim, a relação extraconjugal.

Foto de Iñaki Urdangarin de mão dada com outra mulher na praia choca família real espanhola

O próprio Iñaki Urdangarin chegou a reagir à fotografia: questionado pelos jornalistas, comentou que “estas coisas acontecem” e que iriam ser geridas “da melhor forma”, afirmando que o assunto ia ser tratado em família: “Com a maior tranquilidade e juntos, como sempre fizemos”.

A mulher que surge na polémica fotografia — que fez capa da revista Lecture —é advogada, colega de trabalho de Urdangarin, separada e mãe de dois filhos. O novo “casal” conheceu-se no escritório. Também Ainhoa Armentia pediu esta segunda-feira respeito e privacidade pela família: segundo a espanhola Vanitatis, Armentia ainda estará casada.

(Artigo atualizado às 16h37)