Parte de um foguetão da SpaceX que há mais de cinco anos vagueia sem rumo pelo espaço está em rota de colisão com a Lua, alertaram os especialistas. O aparelho, lançado em fevereiro de 2015 da Florida, fazia parte de uma missão interplanetária de envio de um satélite meteorológico espacial, o Observatório do Clima do Espaço Profundo.

De acordo com o site de notícias espaciais Ars Tecnhica, o foguetão, um Falcon 9, ficou sem combustível depois de enviar o satélite para o ponto de Lagrange, a mais de um milhão de quilómetros da Terra. Sem possibilidade de regressar à atmosfera terrestre ou de escapar à gravidade do sistema Terra-Lua, seguiu “uma órbita algo caótica” desde então, explicou o meteorologista Eric Berger.

Sete anos depois, a viagem do Falcon 9 parece estar prestes a terminar. Segundo observadores espaciais, esta parcela de foguetão, cerca de quatro toneladas métricas de lixo espacial, está em rota de colisão com a Lua, viajando a uma velocidade de 2,58 quilómetros por segundo. Esta será a primeira vez que um objeto espacial atinge inadvertidamente o satélite terrestre. Tipicamente, esta componente dos foguetões seria enviada para uma órbita distante da Terra e da Lua.

Fenómeno avistado nos céus de Trás-os-Montes foi a reentrada de satélite da SpaceX

Bill Gray, responsável por um popular software de localização de objetos próximos da Terra, como asteroides ou cometas, estimou que o Falcon 9 deverá atingir o lado mais distante da Lua, perto do equador, a 4 de março. O local exato permanece por determinar, já que a luz solar poderá “empurrar” o foguetão e alterar ligeiramente a sua órbita. Mas Gray está convencido que as alterações serão pouco significativas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR