O músico canadiano Neil Young enviou uma carta à sua equipa e à sua editora, esta segunda-feira, onde pede que a sua discografia seja retirada do Spotify.

O pedido será um protesto contra Joe Rogan, cujo podcast é o programa mais ouvido no Spotify, que se manifesta regularmente contra a vacinação da população para a Covid-19.

Ao The Daily Beast, o manager de Neil Young confirmou a publicação da carta na segunda-feira. “É algo que é muito importante para o Neil. Ele está bastante frustrado em relação a esta desinformação“. A carta foi enviada a Frank Gironda, o manager do músico, assim como a um executivo da Warner Records, Tom Corson.

Estou a fazer isto porque o Spotify está a espalhar falsa informação em relação às vacinas — potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada [pelo Spotify]”, escreveu o músico.

“Quero que o Spotify saiba hoje que quero toda a minha música retirada da sua plataforma”, continuou o artista, que lançou um repto final: “Eles podem ter o Rogan ou o Young. Não os dois.”

No início deste mês, 270 médicos assinaram uma carta aberta onde apelaram à plataforma de streaming de áudio que tomasse uma atitude face às informaçoes falsas difundidas pelo podcast “JoeRoganExperience” (JRE).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Com cerca de 11 milhões de ouvintes em cada episódio, JRE, que é divulgado exclusivamente no Spotify, é o maior podcast do mundo e tem uma tremenda influência”, afirma a carta aberta. Em 2020, o Spotify comprou os direitos exclusivos do podcast de Joe Rogan por 100 milhões de dólares (cerca de 88 milhões de euros).

O Spotify, pode ler-se ainda na carta, citada pela Rolling Stone, “tem a responsabilidade de procurar mitigar a divulgação de desinformação na sua plataforma”, embora não exista nenhuma política específica da companhia ligada ao combate da falsa informação, .

Isto depois de Robert Malone, um virologista anti-vacinação, ter sido convidado para o podcast, no dia 31 de dezembro do ano passado, onde afirmou a Joe Rogan que “um terço da população está basicamente a ser hipnotizada” para acreditar na informação científica divulgada em relação às vacinas contra a Covid-19.

Na altura da publicação deste artigo, a discografia de Neil Young ainda estava disponível no Spotify.