Morreu esta quinta-feira António Luís Roquette Ricciardi, pai de José Maria Ricciardi. Tinha 102 anos e faleceu no Hospital CUF Cascais, confirmou o Observador junto da família.

Conhecido publicamente por comandante Ricciardi (e como ‘Chuca’ pela família mais próxima), António Luís Roquette Ricciardi desempenhou funções como presidente do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES) — o órgão da cúpula da família que reunia os diversos ramos dos Espírito Santo.

António Ricciardi foi igualmente presidente não executivo da Espírito Santo International (ESI), uma das holdings do GES que veio a falir devido à gestão de Ricardo Salgado à frente do GES e do Banco Espírito Santo, segundo a acusação do Ministério Público no caso Universo Espírito Santo e diversas acusações contra-ordenacionais do Banco de Portugal.

Tio de Ricardo Salgado, foi um dos seis familiares que o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) chamou para responderem como testemunhas perante o tribunal, no âmbito da Operação Marquês, em  junho 2021.

Operação Marquês. Ricardo Salgado chama tio de 102 anos como testemunha em tribunal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De ascendência italiana e francesa, António Ricciardi nasceu em Lisboa no dia 6 de abril de 1919. Primeiro-tenente da Marinha com especialização em aviação, ficou sempre conhecido por comandante, apesar de ter passado à reserva com 38 anos para se dedicar aos negócios da família.

António Ricciardi era bisneto do 1.º Visconde de Alvalade, tendo casado em 1945 com Vera Maria Cohen de Espírito Santo Silva, filha do banqueiro Ricardo Espírito Santo — o gestor que transformou o BES num dos principais bancos privados portugueses e que era próximo de António Oliveira Salazar. O comandante Ricciardi e Vera Espírito Santo tiveram sete filhos, sendo que o mais conhecido é José Maria Ricciardi, ex-presidente do BES Investimento.

Dinheiro, poder, luxo, intriga, festas. Do glamour à decadência, a saga da casa histórica da família Espírito Santo

António Ricciardi ocupou desde muito cedo altos cargos no GES durante o Estado Novo, tendo sido um dos membros da família Espírito Santo a ser preso em Caxias durante o período revolucionário após as nacionalizações decretadas pelo Governo de Vasco Gonçalves a 11 de março de 1975.

Tendo sido obrigado a exilar-se no estrangeiro, Ricciardi fez parte do núcleo duro da família Espírito Santo que reergueu o GES na Europa e no Brasil nos anos 70, tendo regressado a Portugal na década de 80. O objetivo era claro: em associação com o Crédit Agricole, os Espírito Santo reassumiram o controlo da seguradora Tranquilidade e o BES durante os processos de privatizações levadas a cabo pelo Governo de Cavaco Silva no final dos anos 80 e princípios dos anos 90.

Corrigido o número de filhos de António Ricciardi e de Vera Espírito Santo às 00h06m de 29 de setembro