O actual Range Rover híbrido plug-in (PHEV) será substituído, na próxima geração do SUV que em breve chegará ao nosso país, por duas versões com distintos níveis de potência, ambas a evoluir generosamente e onde mais interessa face ao modelo actual. O motor principal a gasolina foi reforçado em capacidade e em potência, acontecendo o mesmo em relação ao motor eléctrico que lhe serve de suporte. E até a bateria ganhou em capacidade, aumentando para o triplo a energia armazenada.

O novo Range Rover PHEV trocou o anterior motor com apenas quatro cilindros e 2 litros de cilindrada, que debitava 300 cv e 400 Nm, por um motor mais em sintonia com o tipo de veículo. A nova unidade extrai 400 cv de um bloco com seis cilindros em linha e 3 litros de capacidade, o que desde logo garante outra suavidade, sonoridade e dinâmica ao andamento.

Desde 166.368€. Este é o novo Range Rover (ainda mais luxuoso)

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Associada a esta unidade a combustão está uma ajuda eléctrica que é, em ambos os PHEV da Range Rover, um motor com 143 cv, em vez dos anteriores 116 cv. A alimentá-lo está uma bateria com 38,2 kWh de capacidade bruta (31,8 kWh úteis), um valor quase três vezes mais elevado do que os 13,1 kWh dos PHEV da geração precedente. Isto não só assegura durante mais tempo a possibilidade de o motor eléctrico apoiar o seis cilindros sobrealimentado a gasolina, incrementando a potência conjunta e reduzindo o consumo e as emissões, como garante também a capacidade de percorrer 113 km entre recargas, em vez dos anteriores 51 km.

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Equipado sempre com os mesmos motores, a gasolina com 400 cv e eléctrico com 143 cv, o novo Range Rover consegue oferecer duas versões PHEV distintas, que se diferenciam pelo nível de potência total. Modulando o contributo de ambos os motores, o fabricante inglês disponibiliza o P440e, com 440 cv, o que lhe facilita atingir 225 km/h de velocidade máxima e vai de 0-100 km/h em 6,0 segundos. Os condutores mais exigentes podem optar pelo P510e, que fornece um total de 510 cv. Esta potência adicional explica que a velocidade aumente para 245 km/h, enquanto a capacidade de aceleração até aos 100 km/h baixa para 5,5 segundos.

Os dois PHEV da Range Rover estão separados por cerca de 17 mil euros, sendo simultaneamente as versões mais acessíveis da gama. O P440e é proposto por 140.625€, enquanto o P510e é transaccionado por 157.245€. Ambos são referentes à versão com distância entre eixos normal, a denominada SWB (short wheel base), a única, de momento, a usufruir das duas opções.