As atualizações do sistema operativo da Apple iOS deixaram um pai desesperado, que acabou mesmo por enviar uma carta aos criadores do videojogo preferido do filho, a “criança mais querida no planeta”. Relançá-lo “significaria o mundo para pelo menos um pequeno rapaz”, escreveu o pai na carta à Hello Games. E o objetivo foi alcançado. Jack, a criança diagnosticada com autismo, inspirou os programadores a relançar o famoso jogo de telemóvel Joe Danger.

Em 2017, com o fim da transição para apps de 64 bits no iOS, o jogo não foi atualizado e deixou de funcionar no iOS 11 e versões posteriores e, depois, foi retirado da App Store. Esta quinta-feira, cinco anos depois, Joe Danger foi relançado — e com melhorias, como na qualidade dos gráficos, a pedido do pai da criança com autismo, que não foi identificado. Ele ainda manteve um telemóvel para que Jack continuasse a jogar, mas o sistema operativo acabou por ser atualizado e perdeu compatibilidade com o jogo.

O menino de oito anos ficou apaixonado por Joe Danger –um aventureiro que realiza vários percursos de mota – por ser uma fonte “de infinitas horas de entretenimento e alegria”, uma maneira de lidar com o stress e por lhe permitir “experimentar coisas normais de crianças”.

Uma das coisas que permite que eu e o Jack estivéssemos unidos é o nosso amor por videojogos, especificamente o Joe Danger”, conta o pai, antes de confessar que uma das primeiras coisas que ouve todos os dias ao chegar a casa é: “Anda, papá, vamos jogar Joe Danger!”. “Ser capaz de apenas dizer esta frase é uma grande conquista para uma criança com autismo”, lê-se na carta.

A finalizar a mensagem, o pai escreveu ainda: “Como pai, é difícil colocar em palavras o sentimento que tenho ao ver a alegria pura no rosto de Jack que Joe Danger lhe traz, sabendo das outras lutas que ele enfrenta todos os dias. Mas posso garantir, o sentimento é um dos bons”.

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O fundador da empresa Hello Games, Sean Murray, reagiu: “A carta partiu os nossos corações e fez-nos querer restabelecer as coisas”, acrescentado que “é fácil subestimar o impacto” que se pode ter, no Twitter.

Trazer o jogo de volta à vida no digital foi um “projeto de passatempo”, “reconstruindo-o lentamente peça por peça ao longo de oito anos de mudanças tecnológicas”. Este foi o primeiro jogo que a equipa desenvolveu quando ainda eram “quatro jovens a tentar ser notados”, confessou Murray: “É triste que os jogos apodreçam lentamente e muitos desapareçam”.