O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, mandou “subir um metro” o coroamento da nova estrada-dique, dado que as águas já esta terça-feira galgam o sistema de eclusas e comportas que protege a cidade de inundações.

Face à influência das alterações climáticas na subida do nível das águas, Ribau Esteves considera que alterar em cerca de um metro “pode ser uma boa referência” para intervir nos limites do sistema.

Contudo, o autarca reserva decisões para outras zonas de risco para depois de serem conhecidos os resultados de um estudo encomendado ao gabinete de engenharia de Carmona Rodrigues, que está a fazer “cálculos mais precisos” para servirem de suporte às obras que vierem a ser necessárias.

 Estamos neste momento, e desde setembro do ano passado, a fazer um trabalho com ele e a sua equipa para termos cálculos previsionais sobre aquilo que será o nível médio da água do mar nesta zona de limite do nosso sistema de eclusas e comportas com a ria, disse o autarca à Lusa.

“O objetivo é verificar que medidas concretas é que temos que aplicar, como por exemplo subir a cota do topo do muro do sistema de comportas eclusas”, acrescentou.

Ribau Esteves justifica com a realidade a “ordem” que deu ao projetista para altear em cerca de um metro a estrada-dique, construída sobre uma antiga estrada e que ruiu parcialmente, entre a marinha da Troncalhada e os clubes náuticos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hoje, numa situação de maré alta, se olharmos da ponte de eclusa, vemos que a água lhe está a tocar no topo e se tiver um bocadinho de agitação, por força do vento, faz galgamentos, pelo que seria estúpido nós deixarmos a estrada à mesma cota da eclusa, explica.

O autarca refere que a antiga lota, cujos terrenos são pretendidos pela Câmara de Aveiro, está à mesma cota da eclusa, pelo que também aí será necessário intervir no futuro, para evitar a invasão das águas, tal como noutras zonas da cidade.

“Estamos a tomar medidas nas nossas obras, nas zonas de maior risco”, referindo-se ao que denomina por frente-ria, que terá de ter mecanismos de proteção contra a invasão das águas.