O banqueiro António Horta-Osório, que liderou o Lloyds Banking Group, foi condecorado com título nobiliárquico de Knights Bachelor pela Casa Real Britânica.

Com esta distinção, o português recebe o título de ‘Sir’, concedido a quem prestou um serviço excecional ao Reino Unido e normalmente atribuído pela Rainha Isabel II — neste caso, no entanto, a condecoração esteve a cargo da irmã da monarca, a Princesa Ana, que substituiu a Rainha na cerimónia.

“Estou profundamente honrado por receber um prémio com tamanho prestígio. Passei mais de metade da minha vida profissional no Reino Unido e foi um privilégio ter liderado o Lloyds Banking Group durante uma década”, disse Horta-Osório, numa declaração escrita enviada ao jornal ECO.

A atribuição deste título, anunciada em junho do ano passado, foi justificada com “os serviços prestados no setor financeiro” e com “os serviços de voluntariado nas aéreas da saúde mental e da cultura”.

horta osório condencorado

Horta Osório é condecorado

António Horta Osório conseguiu que o Lloyds Bank, nacionalizado durante da crise do subprime, voltasse a ser privado, tendo devolvido ao Estado inglês todo o dinheiro dos contribuintes injetado durante a crise. O banqueiro deixou o banco inglês no último verão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recentemente, o português foi afastado da presidência do Crédit Suisse, para a qual fora nomeado há nove meses, depois de ter sido apanhado a furar as regras de quarentena por duas vezes. A primeira aconteceu em julho de 2021, quando o banqueiro foi a Londres para assistir às finais do Euro em Wimbledon e não cumpriu a quarentena obrigatória no Reino Unido. Em novembro, voltou a não cumprir o prazo de isolamento obrigatório na Suíça, saindo do país antes de terminarem os dez dias de quarentena.

As infrações resultaram também na condenação, na Suíça, ao pagamento de uma multa de dois mil francos suíços (1.925 euros).

Banqueiro António Horta-Osório multado em quase dois mil euros por furar regras de confinamento