Rodrigo Saraiva vai ser o líder da bancada parlamentar da Iniciativa Liberal na próxima legislatura, segundo revelou fonte da direção ao Observador. O deputado eleito pelo círculo de Lisboa é fundador e dirigente do partido e foi escolhido para encabeçar o grupo de oito deputados liberais que conseguiram um lugar na Assembleia da República.

A decisão foi tomada na primeira reunião de deputados desde a noite eleitoral — em que a Iniciativa Liberal passou de um deputado único para um grupo parlamentar de oito representantes, depois de ter conquistado 4,98% dos votos, 268.414 eleitores.

Dos deputados eleitos, João Cotrim Figueiredo foi indicado para a vice-presidência da Assembleia da República, o nome de Patrícia Gilvaz (número dois pelo Porto) foi recomendado para secretária da mesa do Parlamento e Carla Castro (número dois por Lisboa) para o Conselho de Administração da AR.

Rodrigo Saraiva é fundador da Iniciativa Liberal e foi, desde a chegada do partido ao Parlamento, uma figura central, tendo sido o chefe de gabinete de João Cotrim Figueiredo e o responsável pela assessoria de imprensa, cargos que deixa com a chegada a deputado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao contrário de muitos dos liberais que integram a estrutura do partido, Rodrigo Saraiva não é um novato na política, tendo começado a vida política entre os sociais-democratas, onde foi secretário-geral da JSD e vereador da Câmara Municipal de Lisboa no tempo de Carmona Rodrigues.

IL. Dos candidatos made in gabinete Cotrim aos liberais que se tornaram estrelas no Twitter