O estado de Nova Iorque prepara-se para anunciar o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços interiores, avançou o The New York Times, que ouviu três fontes conhecedoras da decisão.

A governadora, a democrata Kathy Hochul, deverá fazer o anúncio esta quarta-feira, acabando assim com a medida que obrigava ao uso de proteção em todas as ocasiões ou à apresentação de um certificado de vacinação completa para aceder a espaços comerciais fechados.

A norma, que expira esta quinta-feira, sendo necessária a sua renovação para continuar em vigor, tem sido muito criticada, especialmente pela ala conservadora de Nova Iorque.

O levantamento surge na sequência de uma melhoria na situação pandémica e depois de os estados democratas de New Jersey e Califórnia terem tomado decisões idênticas, num esforço coordenado que envolveu meses de planeamento e de discussões com especialistas e grupos políticos nas semanas que se seguiram às eleições de novembro, refere o The New York Times.

De acordo com o mesmo jornal, não é ainda claro se a governadora vai tomar uma decisão semelhante em relação às escolas e levantar o uso obrigatório de máscara nestes estabelecimentos, uma norma que expira daqui a duas semanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR