O histórico dirigente do PCP Jaime Serra morreu esta quarta-feira, com 101 anos, anunciou o Comité Central do partido, que recordou uma vida “dedicada à luta contra o fascismo, pela liberdade e a democracia”.

“O Secretariado do Comité Central do PCP informa, com profunda mágoa, do falecimento hoje, dia 09, aos 101 anos de idade, de Jaime Serra, um dos mais destacados dirigentes do PCP, que dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos trabalhadores e do povo português. Uma vida dedicada à luta contra o fascismo, pela liberdade e a democracia, por uma sociedade nova, o socialismo e o comunismo”, dá conta um comunicado do partido.

Jaime Serra nasceu em 1921 em Alcântara (Lisboa) e tinha completado 101 anos em 22 de janeiro. Era militante do PCP desde 1936 e em 1937, com apenas 15 anos, “foi preso pela primeira vez”, de acordo com o partido.

Em 1940, Jaime Serra começou a trabalhar como operário traçador naval no Arsenal do Alfeite, em Almada (distrito de Setúbal), onde trabalhou durante sete anos, passando à clandestinidade em setembro de 1947.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi membro do Comité Central do PCP entre 1952 e 1996. Em junho de 1962 auxiliou a saída clandestina do país de Agostinho Neto e Vasco Cabral. Entre 1971 e 1974 fez parte da direção da Ação Revolucionária Armada (ARA).

O histórico dirigente comunista foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República pelos círculos eleitorais de Coimbra e Setúbal até 1963.

O PCP informou ainda que o corpo de Jaime Serra estará em câmara ardente na sexta-feira, a partir das 16h00, na Casa Mortuária da Igreja S. Francisco de Assis, Av. Afonso III (Alto S. João), realizando-se o funeral no sábado.

Ferro Rodrigues recorda vida dedicada a “luta contra o fascismo”

O presidente da Assembleia da República apresentou “sentidas condolências” à família do histórico dirigente comunista Jaime Serra, e ao PCP, recordando a vida dedicada à “luta contra o fascismo”.

“Foi com tristeza que tomei conhecimento do falecimento, aos 101 anos, de Jaime Serra, histórico militante do Partido Comunista Português”, referiu Eduardo Ferro Rodrigues, através de uma nota enviada aos órgãos de comunicação social.

O presidente do parlamento recordou que Jaime Serra “dedicou parte da sua vida à luta contra o fascismo”.

“Aderiu ao PCP com apenas 15 anos, tendo sido preso pela primeira vez um ano depois, em 1937. Foi a primeira de várias prisões a mando da Ditadura do Estado Novo. Em 1960, participaria na histórica fuga de Peniche, com outros dirigentes comunistas, como Álvaro Cunhal”, lembrou Ferro Rodrigues.

O presidente da Assembleia da República apresentou “as mais sentidas condolências” à família e amigos de Jaime Serra, assim como ao PCP “neste momento de luto” por um dos deputados à Assembleia Constituinte.

Notícia atualizada às 19h15