Os SUV, acrónimo de Sport Utility Vehicle, são veículos com ar de jipe mais civilizado, ou seja, tradicionalmente com maior altura ao solo e uma posição de condução mais elevada, podendo dispor ou não de tracção integral – sendo que a maioria prefere as versões 2WD, menos capazes no fora de estrada, mas mais baratas e a permitir consumos inferiores. Embora mais pesados e volumosos que uma berlina do mesmo segmento e, por isso mesmo, menos ágeis e eficazes no comportamento (e também mais “gastadores” em matéria de consumo), os SUV têm vindo a atrair um número crescente de compradores, tanto que até evoluíram para variantes tipo “coupé”. Qual é o problema? É que, aparentemente, embora seja esta a carroçaria da moda, muitos automobilistas nem fazem ideia do que é um SUV. A conclusão surge na edição de 2022 do Observador Cetelem Automóvel.
O estudo envolveu 11.000 automobilistas de 17 países, onde se inclui Portugal, tendo essa amostra sido questionada pela Harris Interactive no período entre 3 e 20 de Setembro de 2021. As conclusões, agora divulgadas, evidenciam que os SUV (ainda) alimentam muitas perspectivas erradas. Globalmente, 44% dos inquiridos que disseram possuir um modelo deste tipo, afinal, estavam… errados. Em Portugal, o resultado foi ainda pior. “Os dados obtidos revelam que 49% dos automobilistas que acreditam ser proprietários de um SUV estão enganados – mais 5 p.p. que a média global –, e 3% dos que são efectivamente proprietários asseguram, de modo incorrecto, não possuir um SUV – menos 2 p.p. face à média global”, realça o comunicado enviado à imprensa.
O inquérito enquadrou os SUV numa definição abrangente, considerando como tal “todas as viaturas do tipo familiar com linhas similares às dos todo-o-terreno desportivos” e com determinadas particularidades, nomeadamente “altura, volume e interior mais generosos em comparação com veículos do mesmo tamanho”, além de uma posição de condução mais elevada. Não obstante, quando convidados a identificar quais os SUV entre as nove silhuetas que lhes foram apresentadas, os inquiridos dispersaram-se. “Apenas o Greatwall Haval, o Honda CR-V e o Range Rover foram percepcionados enquanto SUV por um em cada dois indivíduos, ao passo que o Peugeot 3008 é tido como pertencente a esta família de veículos apenas por um quarto dos inquiridos”, avança o Observador Cetelem Automóvel.
Brasil, México e Turquia foram os países que revelaram mais erros quanto à distinção e identificação de um SUV, ao passo que Itália, Noruega e França foram os países onde os automobilistas se prestaram a menores confusões e equívocos.