Olá

866kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Números continuam a descer, internamentos em mínimo de cinco semanas

Este artigo tem mais de 2 anos

Boletim diário continua a espelhar a desaceleração no número de casos, internamentos e cuidados intensivos. Média de novos casos desce há quatro semanas e internamentos estão em números de janeiro.

Daily Life In Lisbon Amid COVID-19 Pandemic
i

Nas últimas 24 horas foram confirmados em Portugal mais 9.851 novos casos.

NurPhoto via Getty Images

Nas últimas 24 horas foram confirmados em Portugal mais 9.851 novos casos.

NurPhoto via Getty Images

É o 726.º boletim das autoridades de saúde portuguesas. Este sábado contabiliza mais 9.851 novos casos, 28 mortos por Covid-19, mais 19.755 recuperações, menos 12.161 contactos em vigilância, menos 123 pessoas internadas positivas para a Covid-19 e menos três em unidades de cuidados intensivos.

Colocando em perspetiva, o número deste sábado é 30% menor que o número de novos casos diários que no último sábado (quando se registaram mais 14.160) e cerca de metade dos registados há duas semanas (a 12 de fevereiro eram contabilizados 19.436 novos casos).

Em relação ao número de internamentos, este desce há cinco dias consecutivos e, no que diz respeito ao número total de internados este não era tão baixo desde dia 7 de janeiro (quando estavam 1.353 pessoas internadas). 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em relação ao mesmo dia da semana passada há 421 menos pessoas internadas nos hospitais. São agora 1.378 doentes positivos à Covid-19 que ocupam camas nos hospitais portugueses.

Destes 1.378 doentes, 101 precisam de cuidados diferenciados e estão em unidades de cuidados intensivos. São mais três doentes nas UCI que na sexta-feira, mas este é um valor que se tem mantido estável desde que começou a descer no final de janeiro. As oscilações diárias das últimas semanas têm sido sempre inferiores a uma dezena ou, no limite, 10 por dia (de pessoas que saem das UCI).

A maior parte dos casos positivos estão concentrados na zona de Lisboa (num total de 3.398 casos), foi também a região de Lisboa e Vale do Tejo que registou o maior número de mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.

Seguindo-se a zona Norte, com registo de 1.881 novos casos e o mesmo número de mortes que o distrito de Lisboa (9). A centro do País, onde morreram três doentes com Covid-19 registaram-se 2.177 novos casos, no Algarve 643 (e quatro mortes) e no Alentejo 624 e uma morte.

De acordo com o boletim da DGS (que nem sempre coincide com o boletim divulgado pelas autoridades de saúde regionais), na Madeira não houve registo de vítimas mortais, embora nas últimas 24 horas se tenham registado 434 novos casos e nos Açores, com 694 novos casos, houve duas mortes.

A pessoa mais nova a morrer nas últimas 24 horas infetada com a Covid-19 foi uma mulher com idade entre os 60 e os 69 anos.

Com mais de 80 anos morreram 10 homens e 10 mulheres, sendo que entre os 70 e os 79 anos morreram 6 homens e uma mulher.

Nota editorial — Os números do boletim diário da DGS devem ser lidos tendo em conta duas limitações, que o Observador explica aqui: os valores de internamentos Covid incluem um número substancial de doentes hospitalizados por outras doenças; e há hospitais a seguirem critérios diferentes de contabilização de mortos Covid.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.