Os espanhóis do KM77 garantem que todos os veículos novos, ou pelo menos os mais representativos, passam pelo seu teste do alce, realizado segundo a norma. Esta manobra, que visa determinar a agilidade do modelo, consiste na esquiva a um obstáculo, obrigando o condutor a guinar para um lado para evitar o obstáculo que tem pela frente – pode ser um alce, mas também um outro veículo ou uma criança –, e depois voltar a guinar para regressar à faixa original. Tudo isto sem que o condutor perca o controlo do automóvel ou se despiste. Quanto maior é a velocidade a que se realiza o teste, mais ágil e seguro é o modelo, sendo que a prova se adapta à largura do veículo, para que mesmo os modelos maiores tenham hipótese de comparar com os mais pequenos.

O Cupra Born, o primeiro eléctrico da marca cuja plataforma e dimensões são idênticas às do VW ID.3, realizou o duplo S a 75 km/h, um valor que, não sendo a referência, é melhor do que muitos rivais, incluindo modelos mais caros, potentes e equipados com suspensões adaptativas, pneus mais aderentes e mais largos. A versão ensaiada do Born foi a equipada com uma bateria de 62 kWh brutos, 58 kWh úteis, a segunda maior à disposição do modelo espanhol. Monta apenas um motor, instalado sobre o eixo traseiro, capaz de fornecer 204 cv.

Apesar de o Born ter assumidamente um cariz desportivo, mais do que os ID da Volkswagen, a unidade que foi testada não estava equipada com os amortecedores adaptativos, que ficam mais duros quando a condução é mais desportiva e exigente, melhorando o comportamento.

Ainda assim, o Cupra Born realizou o teste do alce com sucesso a 75 km/h, batendo deste modo o VW ID.4, que se ficou pelos 73 km/h. E ultrapassou igualmente o Porsche Taycan Cross Turismo Turbo S, o mais potente e desportivo da gama, com um preço três a quatro vezes superior, que não se traduz em maior agilidade ou segurança para o seu proprietário.

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